Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/05/2012 às 10:46:13

Governo tem superávit primário de R$11,2 bilhão em abril

O governo central -formado pelo governo federal, Banco Central e Previdência Social- registrou superávit primário de 11,212 bilhões de reais em abril, informou o Tesouro Nacional nesta quarta-feira.

O resultado do mês passado deveu-se a uma receita líquida total de 80,254 bilhões de reais, 13,3 por cento a mais do que março, e despesas de 69,042 bilhões de reais. A cifra é 9,3 por cento maior no período.

Em março, o superávit primário -economia feita para pagamento de juros- havia ficado em 7,627 bilhões de reais no governo central.

O Tesouro informou ainda que o superávit primário acumulado nos primeiros quatro meses do ano está em 45,028 bilhões de reais, ou 46,4 por cento do total da meta do governo central de 96,97 bilhões de reais para o ano.

Já a Previdência Social apresentou, no mesmo período, déficit de 5,315 bilhões de reais, ainda segundo dados do Tesouro. No acumulado do ano, o rombo está em 15,229 bilhões de reais.

Ainda o segundo o Tesouro, os investimentos do governo federal cresceram 28,9 por cento, para 21,1 bilhões de reais, conforme havia antecipado o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista à Reuters.

Os desembolsos com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) subiram 50 por cento, para 11,3 bilhões de reais nos quatro primeiros meses do ano comparados com o mesmo período de 2011.

O governo mantém oficialmente a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,5 por cento apesar de, em entrevista à Reuters na última segunda-feira, Mantega ter informado o crescimento ficará entre 3 e 4 por cento.

Para contornar o problema, cobrir as despesas e garantir a meta cheia de superávit primário, o governo elevou em 3,675 bilhões de reais os dividendos das estatais, para um total de 23,512 bilhões de reais.

Reuters


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brics terão fundo de reservas para se proteger de crises

O Brasil começa a formar uma rede de proteção monetária entre os seus pares emergentes. São fundos de reservas e acordos bilaterais para troca de moedas que podem ser acionados com maior rapidez caso algum país passe por uma crise financeira.

Notícias Gerais, por Redação

Empreendedor Individual: novos documentos são exigidos para a formalização

A partir de agora, os interessados em se que se formalizar como Empreendedor Individual deverão apresentar os números do Título de Eleitor ou do recibo de entrega de declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) para se cadastrarem.

Notícias Gerais, por Redação

MetLife foca no crescimento global

A MetLife irá mudar seu mix de produtos nos Estados Unidos e focar mais no crescimento em mercados internacionais para elevar substancialmente seus ganhos até 2016, informou a maior seguradora de vida dos EUA nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Ministério da Fazenda já tem medidas de incentivo prontas

A equipe econômica está fazendo uma espécie de "marcação a mercado" dos dados econômicos que estão saindo para definir o momento adequado para o anúncio de novas medidas de estímulo.

Notícias Gerais, por Redação

América Latina deverá crescer 4,3% em 2011 e 3,7% em 2012

As economias latino-americanas crescerão 4,3% em 2011 e 3,7% em 2012, refletindo as incertezas e a volatilidade mundial, estima um relatório da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe).

Deixe seu Comentário:

=