Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/07/2012 às 10:48:33

Governo central tem superávit de R$1,272 bi em junho

O governo central --formado pelo governo federal, Banco Central e Previdência Social-- registrou superávit primário de 1,272 bilhão de reais em junho, informou o Tesouro Nacional nesta terça-feira. Em maio, o superávit havia ficado em 1,787 bilhão de reais.

No primeiro semestre do ano, o saldo acumulado está positivo em 48,085 bilhões de reais, inferior à economia de 55,993 bilhões de reais na primeira metade de 2011.

Essa redução veio da diminuição em 7 bilhões de reais no superávit do governo federal, para 68,9 bilhões de reais entre janeiro e junho passados.

Já a Previdência registrou déficit de 20,6 bilhões de reais no semestre passado, frente 19,5 bilhões de reais, enquanto que o BC apresentou déficit de 289 milhões de reais, 22,6 por cento menor do que um ano antes.

As contas do governo federal mostraram impactos maiores da desaceleração da economia em junho. A arrecadação de tributos federais do mês anterior foi de 81,107 bilhões de reais, com queda real de 6,55 por cento em comparação a igual mês de 2011.

A persistente dificuldade da atividade brasileira em deslanchar levou o governo a cortar a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,5 por cento para 3 por cento neste ano.

Entretanto, o dado ainda é melhor que o do Banco Central, que reduziu sua projeção para este ano de 3,5 por cento para 2,5 por cento.

INVESTIMENTO

O Tesouro mostrou ainda que o governo continua usando as verbas públicas para pagar obras contratadas em anos anteriores, sem conseguir elevar o gasto em novas obras.

Do total de 32,833 bilhões de reais em despesas com investimentos pagas entre janeiro e junho, 25 bilhões referem-se a restos a pagar e apenas 7,753 bilhões de reais são quitações de obras contratadas em 2012.

No primeiro semestre de 2011, o total desembolsado havia ficado em 25,126 bilhões de reais. Desse total, 3,464 bilhões de reais era de obras novas.

Fonte: Uol


Seguro Auto

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP: maiores gastos com saúde impulsionam alta no custo de vida em setembro

Impulsionado principalmente pelo aumento dos gastos com saúde, o custo de vida na cidade de São Paulo apresentou alta de 0,24%.

Notícias Gerais, por Redação

Conheça os destaques da economia das cinco regiões do País

A enorme diversidade do Brasil não está presente somente nas tradições, na gastronomia e nas paisagens. A forma como cada uma das cinco regiões se destaca no cenário econômico também apresenta uma variedade de características.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar opera em queda nesta terça, após estabilidade da véspera

O dólar opera em leve queda nesta terça-feira (27), em linha com os mercados no exterior, que reabriam após os feriados de Natal.

Deixe seu Comentário:

=