Publicado por Redação em Dental - 30/03/2012 às 11:58:20

Gel regenerador

O ruído da broca poderá finalmente se tornar uma lembrança vaga na memória dos pacientes odontológicos. Cientistas descobriram que um novo peptídeo contido em um gel possui poderes regeneradores sobre os dentes. Quando colocado próximo a uma cárie, o gel estimula as células dos dentes a regenerar num prazo aproximado de um mês, de acordo com um estudo publicado em 27 de maio no periódico ACS Nano. A tecnologia é, supostamente, a primeira do gênero.

O gel poderia eliminar a necessidade de preencher cavidades ou penetrar no canal radicular de um dente infectado. "Não é como um creme dental", diz Nadia Benkirane-Jessel, Ph.D., cientista do Institute National de la Sante et de la Recherche Medicale e co-autora do estudo. "Com isso estamos realmente tentando controlar as cáries". O achado poderia tornar a ida ao dentista mais agradável, diz dra. Berkirane-Jessel, Ph.D. Em vez de uma broca, os pacientes poderiam receber um pouquinho de gel ou um fino filme sobre o dente infectado, curando o dente de dentro para fora. O gel contém um peptídeo conhecido como HME, ou hormônio melanócito-estimulante. Experimentos anteriores mostraram que o HME estimula a regeneração óssea. Uma vez que ossos e dentes são razoavelmente similares, os cientistas franceses deduziram que o resultado poderia ser o mesmo e testaram o filme em dentes de camundongos, encontrando sucesso. Benkirane-Jessel adverte que os filmes ou géis contendo HME apenas tratam a cárie, não a previne.

A American Dental Association recomenda escovar os dentes duas vezes ao dia com creme dental com flúor para evitar a cárie. A ADA também aconselha as pessoas a usarem fio dental todos os dias, limitar os lanches entre as refeições e visitar o dentista regularmente para limpezas profissionais e exames.

Fonte: www.colgate.com.br


Seguro Educacional

Posts relacionados

Dental, por Redação

Da cárie ao herpes, veja como combater os inimigos da saúde bucal

A boca tem seus inimigos declarados – cáries, gengivite, mau hálito. Apesar de serem conhecidos, grande parte da população é acometida por essas doenças comuns.

Dental, por Redação

Chiclete, maçã e canela combatem mau hálito; saiba reduzir o problema

O mau hálito é um problema que está presente na vida de milhares de pessoas. Para minimizar o problema, sabe-se que a higiene bucal é imprescindível, sem esquecer-se do limpador de língua.

Dental, por Redação

Transtornos alimentares prejudicam saúde bucal; entenda

 Os transtornos alimentares normalmente surgem em situações de maior vulnerabilidade emocional, ou seja, nos momentos de crise ou transição.

Dental, por Redação

Dor orofacial; saiba quais as causas

Se você tem dor na cabeça, na face, no pescoço ou na boca, é sinal de dor orofacial. As causas são diversas, a dor tem origem no sistema nervoso, e é relacionada com fatores psicológicos e doenças graves, como tumores.

Dental, por Redação

Escovar os dentes é a principal medida contra o problema, mas existem outros cuidados

Escovar os dentes após cada refeição é requisito básico para evitar o mau hálito. Mesmo assim, a maior parte das pessoas já passou por algum aperto por conta da halitose, como o problema é chamado pelos profissionais.

Dental, por Redação

Dentadura: Vantagens e Desvantagens

Substitui os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais. Existem dois tipos principais: totais (dentaduras) ou parciais.

Deixe seu Comentário:

=