Publicado por Redação em Previdência Corporate - 22/07/2013 às 10:58:36
Garanta o trabalho desde os 12 anos na aposentadoria
Uma mudança de regra do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) promete dificultar a vida de quem começou a trabalhar muito cedo, antes dos 16 anos.
O órgão mudou a norma e passou a aceitar como tempo de contribuição o período de trabalho desde os 12 anos só com decisão judicial ou recurso apresentado à Previdência.
Antes de fazer o pedido na Justiça, os especialistas recomendam que o segurado tente o reconhecimento no posto.
Antes mesmo de pedir a aposentadoria, é possível conferir, no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que é a base de dados usada pelo INSS para analisar os pedidos, se todos os seus períodos de trabalho desde que tinha 12 anos estão reconhecidos.
O advogado previdenciário Luis Guilherme Lopes de Almeida explica que ainda não há uma decisão unificada na Justiça sobre o tema.
Os juizados e tribunais favoráveis ao reconhecimento defendem que a legislação que limitou a idade mínima para o segurado começar a trabalhar buscava proteger os cidadãos.
Essa proteção não pode, no entanto, tirar o direito de incluir o período na contagem de tempo para conseguir a aposentadoria.
Fonte: Agora Uol
Posts relacionados
Jovem quer ter previdência privada e acesso aos lucros
Na vida profissional, os principais objetos do desejo de jovens, além de bons salários
IR pago sobre lucro pode ser restituído em caso de prejuízo?
Internauta investe em fundo de inflação e pergunta se o imposto pago sobre rendimentos do fundo em 2012 pode ser devolvido este ano, caso ele tenha prejuízo
Ministério fiscaliza a previdência
Os regimes próprios de Previdência, como é o caso da capital potiguar, são monitorados pelo Ministério da Previdência Social (MPS). No caso do Natalprev são dois os fundos onde deverão estar as reservas que garantem a aposentadoria dos servidores municipais.
Mais de 4 milhões de contribuintes já declararam o IR
Decorrido quase metade do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, a Receita Federal do Brasil recebeu, até às 9h desta segunda-feira (25), 4,33 milhões de declarações em todo o Brasil, o que representa 16,6% do total esperado (26 milhões).
A Reforma da Previdência na mira do governo
Em 2011 muitos eleitores de Dilma Rousseff puderam constatar o estelionato eleitoral cometido pelo PT nas eleições de 2010.
INSS vai cobrar ressarcimento de motorista infrator
O Ministério da Previdência Social apresentou nesta quinta-feira o primeiro pedido de ressarcimento a um motorista responsável por um acidente fatal - e, portanto, responsável pela necessidade de pagamento de pensão a familiares das vítimas.