Publicado por Redação em Dental - 08/11/2012 às 09:19:34

Fórum sobre a necessidade de melhoria na saúde bucal

Os avanços, limitações e desafios da política bucal na saúde pública de Sergipe a partir das experiências diárias vividas por profissionais da área é o tema central do I Fórum Estadual dos Cirurgiões-Dentistas no SUS que acontece nessa sexta-feira,9, na capital sergipana. O evento promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe abre um leque de discussões e debates sobre a assistência odontológica nos 75 municípios do Estado.

Ampliar o número de laboratórios regionais de próteses dentárias é um dos focos do debate que vai ser realizado no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (CEMARH) da Secretaria Estadual de Educação no. Bairro Siqueira Campos. De acordo com o CRO-SE dos 75 municípios sergipanos apenas Estância e Nossa Senhora do Socorro possuem laboratórios em funcionamento. “Houve uma redução no índice de cáries na população em diversas faixas etárias, principalmente entre os mais jovens, mas ainda há muita gente desdentada e sem acesso a tratamento odontológico adequado”. É o que afirma o presidente do CRO-SE, Augusto Tadeu Ribeiro Santana.

Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, feita no ano de 2010, mostram que o maior problema está na população mais velha, que tem entre 65 e 74 anos. Atualmente, cerca de 7 milhões de idosos, em todo o país, não têm prótese nas duas arcadas ou têm em apenas uma. Estão total ou parcialmente desdentados.

Buscar estratégias na política bucal para reduzir o índice de câncer de boca entre os sergipanos é outro tema importante do Fórum Estadual. A estimativa do INCA para o ano de 2012 no estado de Sergipe é de 130 novos casos da doença sendo 90 em homens e 40 em mulheres.

“Esse percentual representa 10% de todos os casos de câncer no Estado para este ano. É um percentual preocupante”, enfatiza Augusto Tadeu Santana ao ressaltar que na luta para combater a doença um importante passo foi dado na capital sergipana com a criação da Semana de Detecção Precoce e Prevenção do Câncer de Boca. Mas ele ressalta a necessidade e a importância de levar essa ação para os demais municípios de Sergipe.

Melhorar as condições de trabalho dos cirurgiões-dentistas é mais um item da pauta do Fórum Estadual. “Muitas vezes o profissional trabalha em situação não condizente com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde e a Anvisa”, afirma Agda Maria Vasconcelos de Oliveira, presidente da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Odontologia. Os dentistas também defendem a melhoria no acesso da população aos serviços de saúde bucal, inclusive aos Centros de Especialidades Odontológicas e ao atendimento odontológico hospitalar.

Fonte: Infonet


Seguro Educacional

Posts relacionados

Dental, por Redação

Paciente com câncer precisa de cuidados orais especiais

Pacientes com câncer de cabeça e pescoço necessitam de cuidados especiais quando se trata de saúde bucal. É indicado procurar um cirurgião-dentista especialista em pacientes com necessidades especiais.

Dental, por Redação

Dupla saliva e chiclete é aliada da saúde bucal

Como sabemos, a saliva ajuda a manter a boca úmida. Quando comemos, o fluxo de salivar aumenta, permitindo-nos mastigar e engolir os alimentos.

Dental, por Redação

Aprenda quais cuidados se deve ter com aparelho fixo

Cada vez mais, os aparelhos ortodônticos se espalham pelos sorrisos, não só de crianças, como de adultos. Além de corrigir o alinhamento dos dentes, o tratamento previne uma série de problemas relacionados com articulação dental incorreta.

Dental, por Redação

Ministério planeja investir R$ 137 milhões em saúde bucal no Piauí

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Brasil Sorridente, vem investindo cada vez mais para ampliar a rede assistencial odontológica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dental, por Redação

Dentes sensíveis requerem cuidados adicionais

Você sente uma pontada nos dentes quando come alimentos gelados como sorvete ou tenta apreciar uma xícara de café ou chá quente?

Dental, por Redação

Qualidade de Vida e Saúde Bucal

Muitas pessoas podem questionar: qual a relação da Odontologia com a Qualidade de Vida? A Qualidade de Vida está diretamente vinculada aos cuidados odontológicos.

Dental, por Redação

Zona oeste exige mais dentistas no posto de saúde

A deterioração no serviço de atendimento odontológico na UBS do Jardim Leonor (zona oeste), em Londrina, motivou lideranças comunitárias a solicitarem providências à administração municipal e Ministério Público.

Deixe seu Comentário:

=