Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/11/2012 às 09:28:58

Fazenda vê dificuldade em detalhamento de tributos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que vê "dificuldades operacionais" em botar em prática o projeto de lei aprovado ontem pela Câmara que determina que os impostos que incidem diretamente sobre os preços dos produtos sejam discriminados nas notas fiscais. O texto foi enviado para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Segundo Mantega, a medida não é "tão fácil", apesar de contar com a simpatia da população e do próprio ministro. "A questão é ver se todos os tributos são viáveis de ser explicados. É uma dor de cabeça operacional, mas vamos avaliar as dificuldades. Pessoalmente, sou a favor de divulgar os tributos, mas levo em consideração essa ressalva. Tributos de valor agregado são fáceis de detalhar, como ICMS, ISS, Pis e Cofins, mas tem outros que são uma dedução do desempenho da empresa, o que acontece depois de terminado o ano fiscal", disse.

O projeto aprovado ontem foi inspirado nas medidas existentes em países como os Estados Unidos, onde o cidadão tem conhecimento dos tributos que formam o preço final de mercadorias e serviços. O projeto, que tramita desde 2007 no Congresso, prevê o detalhamento dos impostos cobrados também em vitrines e nas propagandas. A ideia é que o consumidor tenha ao menos uma ideia de quanto paga em tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e Imposto sobre Importação (II).

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pimentel adota tom otimista e faz suspense sobre novo estímulo

Na abertura do 23º Congresso Brasileiro de Aço, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou que o governo está acompanhando de perto os sacrifícios que a atual conjuntura de crise tem imposto tanto à indústria do aço, quanto aos outros setores.

Notícias Gerais, por Redação

Mulheres: como investir e cuidar das finanças nas diversas fases da vida?

As mulheres conquistaram a independência financeira e têm se interessado cada vez mais pelos investimentos e pelo controle das finanças. É fato que, nas últimas décadas, muita coisa mudou na maneira como elas lidam com questões financeiras e profissionais.

Notícias Gerais, por Redação

IR 2012: está aberta a temporada de prestação de contas com o Leão

Está aberta a temporada de Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. Desta quinta-feira, 1º de março, até o dia 30 de abril, a Receita Federal espera receber cerca de 25 milhões de declarações.

Notícias Gerais, por Redação

Gasto do brasileiro com imposto chega a R$ 1,4 tri e bate recorde

O Impostômetro, ferramenta que mensura quanto o brasileiro gasta em impostos por ano, bateu recorde ontem ao atingir R$ 1,4 trilhão,segundo estimativa do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) e da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Deixe seu Comentário:

=