Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/11/2012 às 16:27:43

Fazenda: economia do Brasil "pode e deve" crescer acima de 4%

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil "pode e deve" crescer entre 4% e 5%. Esta é a previsão oficial para o desempenho da economia no ano que vem e é a expectativa para o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País) no 4º trimestre deste ano.

Barbosa fez uma descrição do cenário macroeconômico brasileiro durante o 5º balanço da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no início da tarde de hoje. Segundo o secretário-executivo da Fazenda, o crescimento da economia neste patamar é um dos objetivos do programa. Ele voltou a reforçar a estimativa do ministério de que a manutenção do nível de crescimento acima de 4% vai dobrar a renda por habitante em menos de 20 anos.

"Por que o governo almeja esse crescimento entre 4% e 5%? Primeiro porque o Brasil pode e segundo porque deve. É perfeitamente possível manter a faixa de crescimento sem gerar pressão inflacionária. É possível manter a inflação na meta sem comprometer a estabilidade macroeconômica. E deve porque vamos elevar renda per capita mais rapidamente. Se o Brasil mantiver esse crescimento pelos próximos 20 anos vamos dobrar a renda per capita. Um país de classe média é um país com renda alta", disse.

Fonte: Terra


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empresas estão mais céticas com desempenho da economia

Após um período de otimismo, o Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (Ices) registrou queda no mês de abril. O Índice atingiu 111,4, com queda de 3,7 pontos em relação ao mês anterior.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma sanciona lei que cria nova aposentadoria para servidores

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) para os servidores públicos da União. A norma está na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União.

Deixe seu Comentário:

=