Publicado por Redação em Dental - 06/02/2013 às 09:11:11

Faça um teste para descobrir se tem mau hálito

O grande perigo da halitose é que ela pode ser percebida por todos, menos pela pessoa que sofre desse mal. Isso mesmo, você pode ter mau hálito e nem desconfiar. Ocorre que quando os odores são constantes o bulbo olfativo – que recebe as informações do olfato – fica fadigado. Isso quer dizer que o nariz se acostuma com o cheiro e a pessoa não sente o próprio hálito.

Segundo a Associação Brasileira de Halitose – ABHA –, no Brasil, pesquisas revelaram que aproximadamente 30% da população sofre com este problema, cerca de 50 milhões de pessoas. Entre as causas estão o estresse, mudança nos hábitos alimentares, redução do fluxo salivar.  Uma das melhores armas contra o mau hálito é tomar água frequentemente para manter a produção de saliva. “Tudo que altera a produção da saliva gera halitose, e quando ingerimos pouca água, as glândulas salivares ficam preguiçosas e não produzem a saliva adequada”, diz Ana Kolbe, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca. A especialista explica que com pouca água, a saliva fica viscosa e grudenta, o que permite maior acúmulo da saburra lingual – camada esbranquiçada que fica no fundo da língua. Uma saída para descobrir se está entre a população que sofre com a halitose é perguntar a pessoas íntimas se o problema existe. Caso o constrangimento seja grande, faça o teste e tire a dúvida de uma vez.

Basta responder sim ou não.

1- Respira pela boca?

2- Fuma?

3- Bebe pouco líquido?

4- Toma bebida alcoólica mais de duas vezes por semana?

5- Fica muitas horas em jejum?

6- Ronca?

7- Sente a boca seca?

8- Ao olhar no espelho, nota uma camada esbranquiçada no fundo da língua?

9- Tem tártaro?

10- Seu intestino é preso?

11- Sua gengiva sangra durante a higiene oral?

12- Chupa bala ou masca gomas para disfarçar o hálito?

13- As pessoas oferecem balas ou chicletes com frequência?

14- As pessoas se distanciam para falar com você?

15- Tem o costume de colocar a mão na boca para falar?

16- Faz mais de seis meses que não vai ao dentista?

17- Faz dieta?

Agora passe a língua no punho e aguarde 30 segundos. Se ao cheirar o local sentir um odor desagradável, e foram assinalados dois ou mais itens nas perguntas acima, procure um dentista para tratar a halitose. “Sabemos que 90% das causas do mau hálito estão relacionadas a problemas bucais, assim o dentista deve ser o primeiro profissional a ser procurado para diagnosticar e tratar o mau hálito”, diz Marcos Moura, presidente da ABHA.

Fonte: Terra


Seguro Educacional

Posts relacionados

Dental, por Redação

Ensine seu filho a cuidar da saúde bucal

Ensinar bons hábitos de higiene bucal para seus filhos é uma das melhores lições de saúde que você pode ensinar a eles. Isto significa ajudá-los a escovar

Dental, por Redação

Festa junina e férias; prato cheio para cáries

Depois de enfrentar finais de semana de festa junina, chegam as férias. E os que gostam demais dos quitutes juninos, estendem a comemoração pelo mês de julho com as festas julinas.

Dental, por Redação

Entenda como funcionam os aparelhos ortodônticos

Para endireitar os dentes não tem muito jeito, aparelho fixo neles. Apesar de a tecnologia trazer opções mais discretas e quase invisíveis, os modelos tradicionais ainda são mais acessíveis e procurados pela maioria das pessoas.

Dental, por Redação

Escovar os dentes é a principal medida contra o problema, mas existem outros cuidados

Escovar os dentes após cada refeição é requisito básico para evitar o mau hálito. Mesmo assim, a maior parte das pessoas já passou por algum aperto por conta da halitose, como o problema é chamado pelos profissionais.

Dental, por Redação

Até 2014, MS receberá R$ 54,96 mi para o Programa Brasil Sorridente

Para fortalecer o Programa Brasil Sorridente, o Governo Federal irá destinar R$ 3,6 bilhões para ampliação das equipes de Saúde Bucal e de Centros de Especialidades Odontológicas, até 2014.

Deixe seu Comentário:

=