Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/02/2012 às 16:47:04

Ex-presidente do PT é nomeado diretor corporativo da Petrobras

O conselho de administração da Petrobras aprovou o nome do ex-presidente do PT e da própria companhia, José Eduardo Dutra, para a nova diretoria corporativa e de serviços da estatal, em reunião nesta quarta-feira. Dutra foi indicado pelo acionista controlador, ou seja, a União.

Na terça-feira, a direção da estatal conseguiu, em assembleia de acionistas, aprovar uma mudança no estatuto da companhia para permitir a criação de uma nova diretoria --o número de diretores passou de seis para sete, além do presidente.

Dutra teve indicação direta do Palácio do Planalto. Amigo do ex-presidente Lula, Dutra presidiu a Petrobras de 2003 a 2005, no começo do primeiro governo do PT. Saiu para disputar o Senado por Sergipe em 2006, mas perdeu. Voltou ao sistema Petrobras, em 2007, como presidente da BR Distribuidora.

Por vontade própria, Dutra deixou a BR em 2009 para disputar a Presidência do PT, cargo que assumiu com o apoio de Lula. O político foi um dos principais auxiliares da presidente Dilma Rousseff durante a campanha.

No começo de 2011, Dutra licenciou-se da presidência do PT por motivos de saúde e acabou por renunciar, em meio ao receio de que ele não tinha condições de conduzir o partido no processo pré-eleitoral. Ao anunciar o desligamento do cargo, ele apresentou um parecer médico que relatava a necessidade de mudar hábitos alimentares e realizar exercícios físicos regulares.

A interlocutores, Dutra diz que está plenamente recuperado e capaz de assumir a diretoria, que terá como principal missão gerir a força de trabalho da Petrobras e definir estratégias de gestão.

Fonte: Folha


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Real foi a moeda que mais se valorizou desde agosto, diz BC

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta quarta-feira (23), em Cingapura, que o real teve a maior valorização em relação ao dólar entre 19 países desde que o BC começou a atuar no mercado de câmbio, com leilões de dólares.

Notícias Gerais, por Redação

429 mil empresas foram criadas no 1° trimestre de 2013

No primeiro trimestre de 2013 foram criadas e passaram a funcionar no Brasil 428.741 mil novas empresas, É o que revela o estudo inédito da Serasa Experian sobre o Nascimento de Empresas, divulgado nesta segunda-feira, dia 27.

Notícias Gerais, por Redação

Governo trabalha para levar inflação para 5,5% a 5%, diz Barbosa

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta segunda-feira que o governo trabalha para levar a inflação entre 5% e 5,5% neste ano, e defendeu que o controle de preços com crescimento econômico não são contraditórios.

Notícias Gerais, por Redação

Empresas e pessoas físicas com US$ 100 mil ou mais no exterior devem entregar declaração ao BC

O Banco Central (BC) começa a receber, no dia 15, a Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) relativa ao ano de 2012. De acordo com a Circular nº 3.624, publicada nesta quarta-feira (6), a declaração anual deve ser entregue até as 18h de 5 de abril.

Notícias Gerais, por Redação

Fundo de pensão do servidor deve começar a vigorar em 1º de janeiro

Após reunião com o presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, afirmou que o fundo de previdência complementar do servidor (Funpresp) já poderá entrar em vigor a partir de 1º de janeiro do ano que vem.

Notícias Gerais, por Redação

Receita desarticula quadrilha especializada em fraudes no IR

A operação Onça Preta, realizada em conjunto entre as Receita e a Polícia Federal, desarticulou nesta quinta-feira (3) uma quadrilha acusada de fraudar a DIRPF (Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física) para obtenção de restituições indevidas.

Notícias Gerais, por Redação

Governo amplia programa de financiamento à exportação

A Secex (Secretaria de Comércio Exterior) assina nesta quarta-feira uma portaria que permitirá que as micro e pequenas empresas que exportam bens sem a exigência de Registro de Exportação (apenas para vendas limitadas a até US$ 50 mil) possam participar do Proex (Programa de Financiamento às Exportações).

Deixe seu Comentário:

=