Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 09/03/2012 às 15:26:07

Exame que detecta anemia falciforme entra na lista de pré-natal do SUS

Doença mais prevalente em mulheres negras, pode aumentar risco de mortalidade

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (8) a inclusão do exame de eletroforese de hemoglobina na lista de procedimentos pré-natais realizados no SUS (Sistema Único de Saúde).

O exame serve para detectar a anemia falciforme, doença mais prevalente em mulheres negras. “Esses são um dos casos importantes que aumentam o risco de mortalidade materna entre mulheres negras. E as gestantes só descobrem durante o pré-natal ou já no momento do parto e não tomam alguns cuidados”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A incorporação do exame, de acordo com a pasta, deve gerar um impacto de R$ 12 milhões ao ano em investimentos do programa Rede Cegonha.

Outra medida anunciada pelo ministério trata da definição de gestante de alto risco. Segundo Padilha, até então, os profissionais de saúde consideravam apenas condições clínicas apresentadas pelas mulheres durante a gravidez.

“Estamos incorporando o conceito de risco social, exatamente por causa de experiências que construímos em outros municípios”, disse, ao ressaltar, por exemplo, que mulheres negras, adolescentes grávidas, mulheres dependentes químicas e extremamente pobres devem ser consideradas com um alto risco de mortalidade materna.

Fonte: R7


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Inovação é dilema para indústria médica brasileira

Inovar e crescer não deveriam ser conceitos mutuamente exclusivos. Em territórios como o da tecnologia da informação (TI)

Saúde Empresarial, por Redação

Governo lança pesquisa que vai colher sangue e urina dos brasileiros

O governo lança, na manhã desta segunda-feira (12), a Pesquisa Nacional de Saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Derrubada decisão que obrigava SUS a fazer implante nos dois ouvidos

O Sistema Único de Saúde (SUS) não terá mais que fazer implantes auditivos duplos em pacientes surdos, segundo havia determinado a Justiça Federal no Rio de Janeiro em outubro.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS amplia em 22% recursos para tratamento de câncer

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou nesta segunda-feira (31) previsão de fechamento de investimento deste ano, de R$ 2,2 bilhões, para a assistência oncológica. O Sistema Único de Saúde (SUS) está ampliando em 22% os recursos para assistência oncológica no país.

Deixe seu Comentário:

=