Publicado por Redação em Dental - 05/11/2015 às 11:56:41

Estudos mostram que dentes ruins fazem United e Barça marcarem menos gols

Wayne Rooney com gengivite

O ideal é não deixar a escova ou o limpador encostar na “campainha” para evitar a ânsia

A saúde dental pode ser a explicação para a fase ruim do Manchester United no quesito gols, já que a equipe britânica não coloca uma bola na rede há três partidas. Segundo estudo do University College of London, publicado no British Journal of Sports Medicine, a falta de cuidado com a boca dos atletas está diretamente relacionada com o desempenho em campo.

O estudo foi feito com oito equipes de futebol da Inglaterra e País de Gales (incluindo o Manchester United) detectou que um em cada cinco jogadores de elite admitem que a saúde bucal tem um impacto negativo em sua qualidade de vida.

Os números são assustadores: a maioria absoluta dos atletas tem problemas nas gengivas (77% têm gengivite, 80% têm periodontite irreversível). Além disso, 40% dos analisados estavam com cáries no dia do exame, e mais da metade apresentou erosão dental.

45% dos 187 jogadores que passaram por análise asseguraram estar insatisfeitos com sua saúde bucal, enquanto 20% reconhecem que o estado da boca tem um impacto negativo em sua qualidade de vida, enquanto 7% admitiram que isso os prejudica na hora de treinar e jogar.

"A falta de cuidados com a boca afeta a qualidade de vida e o bem-estar dos jogadores", resumiu o responsável pelo estudo, Ian Needleman.

De acordo com o dentista, problemas como infeccções e abcessos, dor de dente e sensibilidade nas gengivas afetam a qualidade do sono e da alimentação, dois fatores decisivos na vida de um esportista de alto nível.

"Está provado cientificamente que doenças orais, especialmente as de gengivas, podem provocar inflamações no resto do corpo", explicou Needleman.

De acordo com o estudo, uma das explicações para os diversos problemas dentais dos atletas britânicos são o consumo excessivo de bebidas isotônicas, ingeridas diariamente pelos jogadores de futebol.

As conclusões do University College of London vão de encontro com um estudo semelhante publicado em 2011 com atletas do Barcelona, que foi um dos primeiros a fazer a relação entre saúde bucal e o desempenho dos boleiros.

À época, Ronaldinho (que já não estava no clube), Iniesta, Puyol e Chygrynskyi foram considerados os com a boca em pior estado, no mesmo nível dos atletas do United agora. As estrelas do Barça tinham uma média de duas cáries por jogador, o que mostra que a situação não mudou nada.

A conclusão é que, se tivessem cuidado melhor dos dentes e passado por acompanhamento, Ronaldinho, Iniesta e Puyol podiam ter apresentado desempenho ainda melhor com a camisa blaugrana. Já o fracasso retumbante de Chygrynskyi no Camp Nou também tem certa lógica, já que o ucraniano era quem estava com a boca em pior estado à época das análises.

Fonte: ESPN Brasil


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Dental, por Redação

Pesquisa revela que 27% dos Cirurgiões-Dentistas já sofreram furtos ou roubos

Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%. A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios. e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake. Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista. Fonte: EBC

Dental, por Redação

Suplementos de proteína podem causar mau hálito

Em busca da boa forma, muitos atletas consomem sem controle suplementos vitamínicos que podem causar saburra lingual e halitose

Dental, por Redação

Da gravidez aos 18 anos; conheça as fases de dentição

A importância de cuidar da saúde bucal começa ainda lá dentro do útero, quando se inicia a formação dos dentes.

Dental, por Redação

Mulheres devem ficar atentas à saúde bucal; saiba por quê

No caso das mulheres, um número cada vez maior de estudos relaciona as enfermidades gengivais com uma variedade de problemas que afetam a saúde da mulher

Dental, por Redação

Existem alternativas para melhorar meu sorriso?

Nem todas as pessoas são candidatas para realizar o clareamento. O clareamento não é recomendado se você tem restaurações da própria cor dos dentes, coroas, jaquetas ou facetas em seus dentes incisivos

Dental, por Redação

O que são selantes?

O selante é um material que protege as superfícies rugosas dos dentes,agindo como barreira e facilitando a limpeza dos dentes e o controle da placa, prevenindo assim, que os dentes fiquem cariados.

Dental, por Redação

Sesc Taubaté promove palestra sobre saúde bucal

O Sesc Taubaté promove dia 10 de maio, a partir das 10h, palestra que apresentará orientações sobre a manutenção da saúde bucal, destacando a consequente melhoria da qualidade de vida a partir dos cuidados com a boca.

Deixe seu Comentário:

=