Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/10/2011 às 15:11:58
Estudo mostra benefícios de vacinação contra gripe em crianças
A proposta do governo americano de oferecer a vacina contra a gripe a crianças na fase pré-escolar resultou em uma grande redução das visitas aos prontos-socorros por crianças entre 2 e 4 anos, segundo um novo estudo. Os benefícios se estendem também a crianças mais velhas.
O governo começou a recomendar em 2006 a vacinação das crianças desta fase e, em 2008, ela se estendeu a todas as crianças a partir de seis meses.
Porém, o Canadá propôs a vacinação das crianças em fase pré-escolar somente a partir de 2010.
Para avaliar os efeitos deste requisito, pesquisadores do Hospital Infantil de Boston compararam dados de 2000 a 2008 de 114.657 visitas de crianças com menos de 18 anos a prontos-socorros de dois hospitais com sintomas semelhantes aos da gripe. Um dos hospitais ficava em Boston e o outro, em Montreal. O estudo foi publicado na última segunda-feira (26) na revista "Canadian Medical Association Journal".
Os cientistas descobriram que após 2006, as visitas de crianças de 2 a 4 anos às salas de emergências diminuíram 34% no hospital de Boston, em comparação ao de Montreal. Além disso, as idas a prontos-socorros nas idades entre 5 e 18 anos diminuíram 18% em Boston. A política da vacinação das crianças em fase pré-escolar talvez tenha reduzido a probabilidade de transmissão da gripe às crianças mais velhas e aumentado a conscientização dos pais para a vacinação dos mais velhos.
"Vacinar as crianças exerce um efeito direto e estamos observando o impacto dessas recomendações'', afirma John S. Brownstein, autor sênior do estudo e professor adjunto de pediatria do Hospital Infantil de Boston.
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 03.10.11