Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 01/08/2013 às 14:55:51
Estresse no início da vida aumenta preferência por gordura e açúcar
Se você tem preferência por alimentos ricos em gordura e açúcar, a justificativa para esse tipo de paladar pode estar relacionada aos primeiros dias de vida. É o que revela um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentado na reunião anual da Sociedade para o Estudo do Comportamento Ingestivo, em Nova Orleans (EUA), nesta terça-feira (30).
De acordo com a pesquisa, quem passou por um ambiente estressante ao nascer, como uma UTI neonatal, tem tendência à ansiedade e a optar por alimentos mais calóricos quando adulto.
Normalmente, alimentos gordurosos e açucarados são ingeridos em resposta ao estresse e contribuem para a obesidade. Já as respostas hormonais ao estresse na idade adulta também desempenham um papel fundamental na escolha dos alimentos, especialmente entre as mulheres.
O objetivo do estudo foi verificar se a exposição ao estresse no início da vida também poderia levar ao aumento do consumo de alimentos calóricos na vida adulta, além da ansiedade. Para isso, uma ninhada de ratos foi submetida ao estresse precoce, enquanto outra recebeu o tratamento padrão nos primeiros dias de vida.
A ansiedade e o estresse foram mensurados na vida adulta, bem como a preferência por alimentos calóricos. As refeições consumidas foram analisadas ao longo de quatro dias por meio de um sistema informatizado. Os ratos que foram submetidos ao estresse logo no início da vida apresentaram mais ansiedade, aumento do estresse e preferência por alimentos ricos em gorduras e açúcar.
"Este é o primeiro estudo a demonstrar que a preferência alimentar por alimentos calóricos poderia ser resultado de uma exposição ao estresse precoce", afirma Tania Machado, autora do estudo. A ansiedade e alteração das preferências alimentares encontradas nos animais expostos à adversidade neonatal podem estar relacionadas com as alterações descritas na resposta hormonal ao estresse.
Estudos futuros na área podem contribuir para evitar a obesidade e esse tipo de comportamento em populações vulneráveis, como, por exemplo, crianças que passaram pela UTI neonatal.
Fonte: Uol
Posts relacionados
"Se Não Estiver Feliz, Não Trabalhe": Entenda Como Funciona a "Licença por Infelicidade"
Política de afastamento para cuidar do bem-estar, implementada pelo empresário Yu Donglai, visa melhorar equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos funcionários.
Novos estudos apontam para a relação entre enxaqueca e problemas cardíacos em mulheres
Dois novos estudos divulgados nesta terça-feira encontraram uma relação entre enxaqueca, especialmente a que vem acompanhada com aura, que é um conjunto de sintomas como alterações visuais, fraqueza e até alucinações, a uma maior chance de doenças cardiovasculares em mulheres.
Pesquisadores estudam vacina capaz de combater todos os tipos de vírus da gripe
Pesquisadores dos Estados Unidos, da Holanda e de Hong Kong podem ter achado um caminho para o desenvolvimento de uma vacina universal contra gripe. O produto poderia não somente imunizar contra todos os tipos de vírus que causam a doença como acabar com a necessidade,
Remédio sem receita pode ser vendido fora do balcão a partir desta sexta
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que a partir desta sexta-feira (27), após a realização de consulta pública, remédios que não precisam de receita médica voltarão a ficar ao alcance dos consumidores nas farmácias.
SUS passa a fornecer droga de alto custo para tratar câncer de mama
O Ministério da Saúde vai incorporar o medicamento Trastuzumabe (Herceptin), uma das principais armas no combate ao câncer de mama, na lista de remédios distribuídos gratuitamente pelo SUS.
Incidência de doenças aumenta durante o carnaval
Na época do carnaval, a população deve se prevenir. Algumas doenças são mais facilmente transmissíveis durante as festividades, devido às multidões e o contato com grandes números de pessoas.


