Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 01/08/2013 às 14:55:51
Estresse no início da vida aumenta preferência por gordura e açúcar
Se você tem preferência por alimentos ricos em gordura e açúcar, a justificativa para esse tipo de paladar pode estar relacionada aos primeiros dias de vida. É o que revela um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentado na reunião anual da Sociedade para o Estudo do Comportamento Ingestivo, em Nova Orleans (EUA), nesta terça-feira (30).
De acordo com a pesquisa, quem passou por um ambiente estressante ao nascer, como uma UTI neonatal, tem tendência à ansiedade e a optar por alimentos mais calóricos quando adulto.
Normalmente, alimentos gordurosos e açucarados são ingeridos em resposta ao estresse e contribuem para a obesidade. Já as respostas hormonais ao estresse na idade adulta também desempenham um papel fundamental na escolha dos alimentos, especialmente entre as mulheres.
O objetivo do estudo foi verificar se a exposição ao estresse no início da vida também poderia levar ao aumento do consumo de alimentos calóricos na vida adulta, além da ansiedade. Para isso, uma ninhada de ratos foi submetida ao estresse precoce, enquanto outra recebeu o tratamento padrão nos primeiros dias de vida.
A ansiedade e o estresse foram mensurados na vida adulta, bem como a preferência por alimentos calóricos. As refeições consumidas foram analisadas ao longo de quatro dias por meio de um sistema informatizado. Os ratos que foram submetidos ao estresse logo no início da vida apresentaram mais ansiedade, aumento do estresse e preferência por alimentos ricos em gorduras e açúcar.
"Este é o primeiro estudo a demonstrar que a preferência alimentar por alimentos calóricos poderia ser resultado de uma exposição ao estresse precoce", afirma Tania Machado, autora do estudo. A ansiedade e alteração das preferências alimentares encontradas nos animais expostos à adversidade neonatal podem estar relacionadas com as alterações descritas na resposta hormonal ao estresse.
Estudos futuros na área podem contribuir para evitar a obesidade e esse tipo de comportamento em populações vulneráveis, como, por exemplo, crianças que passaram pela UTI neonatal.
Fonte: Uol
Posts relacionados
Unidades de Saúde recebem 2,7 mil crianças em Campanha de Vacinação
Em Fernandópolis, a Campanha de Atualização do Esquema Vacinal recebeu 2.777 crianças, no sábado. A maioria estava com a carteira de vacinação em dia e não precisou receber a vacina. Apenas 287 crianças tiveram que ser vacinadas.
SUS incorpora novos medicamentos para tratamento de infarto
Pacientes que sofrem de infarto agudo do miocárdio terão novas opções de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a incorporação de mais quatro medicamentos para diagnóstico, cuidado e prevenção.
Teve um dia ruim? Sonhar pode ajudar você a se sentir melhor
Quando enfrentamos um dia ruim, cheio de problemas e experiências desagradáveis, sonhos podem nos ajudar a nos sentirmos melhores.
Cloud computing na saúde: um processo em andamento
Para diretor da InterSystems, a demanda pelo serviço ainda vai chegar ao Brasil. Companhia já provê cloud para países como o Chile


