Publicado por Redação em Dental - 18/05/2015 às 11:54:58

Esporte: problemas bucais fazem rendimento diminuir até 21%

Má-oclusão dental e as infecções podem provocar problemas de mastigação, dificultando o aproveitamento da energia dos alimentos

Odontologia do esporte ajuda performance de atletas e evita problemas de má oclusão, respiratórios e infecções bucais

A parceria entre dentista e atleta permite a prevenção e o tratamento eficaz de problemas bucais, de traumas típicos de esportes de contato e, principalmente, evita que infecções ganhem proporções grandes e acabem prejudicando a saúde e o desempenho dos atletas.

Segundo Dagmar de Paula Queluz, coordenadora do curso de especialização em Odontologia do Trabalho e Desportiva, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP), o rendimento de um atleta pode diminuir até 21% por causa de problemas relacionados aos dentes.

“Entre esses problemas estão a má-oclusão dental e as infecções (gengivite e canais não tratados). Ambos podem provocar problemas de mastigação, dificultando o aproveitamento da energia dos alimentos, fundamental para a vida dos atletas”, diz a especialista.

Essas infecções, se não tratadas, podem, ainda, levar bactérias pela corrente sanguínea até algumas partes do corpo do atleta, causando mais que um simples desconforto. A endocardite bacteriana, por exemplo, é uma doença provocada por esses microorganismos, que afeta as válvulas e os tecidos do coração, podendo levar à morte.

Problemas de respiração bucal e ausência dental também podem atrapalhar o atleta. “O esforço extra que o atleta que respira pela boca faz para puxar o ar pode comprometer seu desempenho de uma forma geral. Já no caso de falta de dente, se houver ausência em apenas um lado da boca, a pessoa pode forçar demais o outro lado, causando problemas de ATM (articulação-temporomandibular)”, diz Dagmar.

Até não escovar os dentes pode atrapalhar

Na verdade, o simples fato de o esportista não cumprir com os cuidados básicos para uma boa higienização bucal pode prejudicar dias de treinamento. “Um atleta com uma saúde bucal frágil tem mais chance de ter lesões e para se recuperar delas”, diz a especialista.

Vulnerável e com dores, o esportista ficará incapacitado de oferecer seu melhor desempenho em competições. “Manter a saúde bucal em dia com uma escovação frequente, o uso do fio dental e de raspadores linguais ajudam a manter o corpo saudável e melhoram a integridade física, mental e sensorial de qualquer pessoa”, diz Dagmar.

Importância dos protetores bucais

A National Youth Sports Foundation, dos Estados Unidos, entidade dedicada aos estudos e à prevenção de traumas esportivos, afirma que todo atleta envolvido em uma atividade esportiva de contato físico tem até 10% de chance, durante uma temporada, de sofrer lesão facial.

“Esse tipo de modalidade aumenta o risco de quebras, rachadura nos dentes, fratura de próteses, ferimentos em tecidos moles bucais e danos à raiz dos dentes. Mas tudo isso pode ser evitado com o uso de protetores bucais que permitem que o atleta exerça essas atividades com segurança”, diz a especialista.

Os protetores bucais podem ser personalizados atendendo a anatomia e as necessidades de cada esportista. Eles devem ser usados na arcada superior e inferior, embora na de cima sejam mais comuns. “São exemplos de esportes de contato que precisam desses protetores o basquete, futebol, judô, karatê, handebol, MMA, entre outros”, diz Dagmar.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

Problemas dentários podem causar parto prematuro

O parto prematuro e a deficiência na saúde bucal podem estar diretamente relacionados. De acordo com Carla Ferreira Kikuchi, ginecologista obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo, o

Dental, por Redação

Focos dentários: o risco de não cuidar da saúde bucal

Problemas bucais podem ser responsáveis por mais dor de cabeça que apenas cáries e tártaros. A falta de cuidados leva ao desenvolvimento de focos dentários que, se não forem tratados, podem resultar em doenças nos diversos sistemas,

Dental, por Redação

Cuidado odontológico nos hospitais pode salvar vidas

Diminuir o tempo das internações, reduzir custos hospitalares e evitar a mortalidade - estes resultados podem ser facilitados prestando-se a devida assistência à saúde bucal dos pacientes, especialmente os que se encontram em estado crítico.

Dental, por Redação

Botox, CFO e uma polêmica na odontologia

Com base em uma resolução publicada nesta segunda-feira (5), no DOU (Diário Oficial da União), o Conselho Federal de Odontologia proibiu o uso de botox e do ácido hialurônico por dentistas, para fins estéticos.

Deixe seu Comentário:

=