Publicado por Redação em Dental - 02/08/2012 às 18:05:13

Especialista ensina como higienizar corretamente os dentes

Mais do que atender a vaidade, exibir dentes brancos e brilhantes significa usufruir de Saúde Bucal. E um dos passos para conseguir esta boa higiene oral é fazer a escovação bem feita com produtos adequados.
 
Gerson Grohskopf, coordenador do segmento de Higiene Bucal da Condor, explica que ao comprar uma escova dental, o consumidor deve observar as diferentes cerdas existentes no mercado. Elas podem ser:
 
• arredondadas – o arredondamento das extremidades proporciona maior suavidade na escovação. Escovas dentais sem o arredondamento das cerdas podem causar sangramento na linha da gengiva e até doenças periodontais mais graves.
 
• cônicas – essas cerdas limpam completamente os dentes, especialmente nas margens das gengivas, sem agredi-las. Mais suaves, são indicadas também para quem tem problema de sensibilidade dental.
 
• retangulares arredondadas – com extremidades arredondadas, as cerdas de perfil retangular têm dupla ação, pois limpa efetivamente tanto a face como a parte da mastigação dos dentes. Ao mesmo tempo, é suave na linha da gengiva.
 
Definido o tipo, a atenção se volta para o grau de dureza das cerdas: extramacio, macio e médio. “As cerdas ideais e recomendadas pelos dentistas são as extra-macias e macias porque realizam a limpeza adequada dos dentes sem desgastá-los e massageiam a gengiva sem ferir”, diz Grohskopf.
 
Outro cuidado importante é com a força usada na escovação. “Pessoas que apertam demais devem optar por uma escova macia para não agredir a gengiva, nem desgastar os dentes. A escovação ideal não está na pressão que se faz nas cerdas e sim nos movimentos corretos”, ensina.
 
A escovação em 45º, conhecida também como técnica de Bass, é uma das mais eficientes para a limpeza dental. Nesta ação, os movimentos devem ser curtos e em vai-e-vem, com vibração de três dentes por sessão.
 
Mesmo tendo papel de coadjuvante na higienização bucal – pois é a escovação correta que remove mecanicamente a placa bacteriana dos dentes – os géis ou cremes dentais com flúor devem ser utilizados em todas as escovações do dia para ajudar na prevenção de cáries e tártaro. A quantidade ideal a ser colocada na escova é aproximadamente igual a de um grão de feijão para um adulto. Para uma criança, deve ser usada a metade da medida.
 
“Vale ressaltar que, além de escovar os dentes sempre após as refeições, é fundamental visitar regularmente o dentista para análise detalhada da saúde dos dentes e boca”, finaliza o executivo da Condor.
 
Sobre a Condor
Higiene bucal, beleza, limpeza, pintura artística/escolar e imobiliária são os cinco segmentos de negócios da Condor, líder nacional na fabricação de escovas para cabelos e pincéis para pintura artística, fundada em 1929, pelo imigrante alemão, Augusto Emílio Klimmek, em São Bento do Sul, interior de Santa Catarina.

Nestes 82 anos de existência, a Condor cresceu e se tornou uma indústria de 53 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em duas unidades na cidade catarinense. Seus 1.500 colaboradores se revezam em turnos para a administração e confecção de vassouras, rodos, pincéis, escovas dentais e para cabelos, esponjas e muitos outros itens.

Fonte: paranashop


Seguro Auto

Posts relacionados

Dental, por Redação

Amil vende mais plano dental

Após interromper a venda de plano de saúde individual no mês passado, a Amil intensifica esforços para que os clientes desta modalidade de convênio médico adquiram também o seu plano dental.

Dental, por Redação

Inclua visitas ao dentista no check up anual

Estudos fazem conexões entre infecções que ocorrem na boca e problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer, osteoporose, parto prematuro e nascimento de bebês abaixo do peso. 

Dental, por Redação

Profissionais irão discutir a importância da odontologia na UTI

Marcado para acontecer em Porto Alegre, de 9 a 12 de novembro, o XVI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva receberá mais de quatro mil profissionais para discutir os avanços no tratamento do paciente crítico atendidos nas mais de duas mil e quinhentas UTIs do país.

Deixe seu Comentário:

=