Publicado por Redação em Dental - 18/04/2013 às 09:38:28
Escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie
Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal. Esse efeito pode ser explicado pela capacidade do flúor de repor os minerais perdidos pelo dente durante o dia quando são expostos a açúcares fermentáveis.
Outro ponto é que escovar os dentes à noite pode potencializar a retenção do flúor na cavidade bucal, já que durante o sono o fluxo salivar diminui. “A escovação noturna não deve ser negligenciada, e, em qualquer situação, deve ser utilizado um creme dental fluoretado”, diz a professora Livia Maria Tenuta, orientadora da tese sobre o tema.
É preciso ficar atento já que, apesar da escovação noturna ser considerada a mais importante, não quer dizer que fazer a higiene bucal apenas nesse horário garanta uma boca livre de doenças bucais. “Como a grande maioria das pessoas não é perfeita ao escovar os dentes, a realização da higiene duas a três vezes ao dia é indispensável, para auxiliar na remoção do biofilme dental e expor a cavidade bucal ao flúor”, afirma Tenuta.
Mais que horário e tempo dedicado à higiene oral, ter uma técnica adequada é imprescindível. O cirurgião-dentista pode orientar o paciente quanto à correta higienização. “Em alguns casos, a higienização pode ser auxiliada pelo uso de corantes que indicam os locais onde ainda há biofilme a ser removido”, indica a especialista.
Dicas que fazem a diferença
- Lembre-se do fio dental: o fio dental tem um papel fundamental na limpeza dos dentes, em lugares que a escova não alcança. Devido à redução do fluxo salivar durante a noite, a limpeza bucal não deve ser esquecida no período noturno, incluindo o uso de fio dental. É importante reforçar seu uso correto e eficiente. “Deve-se passar o fio dental limpando cada uma das duas faces que estão em contato, e não apenas colocar e retirar o fio dental dessa região”, ensina a especialista.
- Enxague a boca sem exagero: a escovação com creme dental fluoretado resulta em dois efeitos: remoção do biofilme dental aderido aos dentes e aplicação de flúor, que atuará nos dentes limpos e nos com biofilme dental que não foi removido pela escovação. Assim, é importante reter o flúor na saliva para agir nos dentes que não foram higienizados corretamente, e isso só ocorre quando a boca não é enxaguada várias vezes. “Cabe lembrar que crianças na primeira infância devem enxaguar abundantemente a boca após a escovação, para minimizar a ingestão do creme dental”, ressalta Tenuta.
- Diminua a ingestão de açúcar: para o controle de cárie, deve-se reduzir a frequência diária de ingestão de açúcar. A ingestão frequente de balas ou bebidas açucaradas acelera o desenvolvimento de lesões de cárie.
- Não escove os dentes com força: escovar os dentes corretamente evita o desgaste dental e a recessão da gengiva. Isso ocorre quando a pessoa aplica muita força na hora da escovação e/ou quando usa uma técnica inadequada. “O esmalte é resistente à abrasão pela escovação, mas quando a dentina da raiz é exposta à cavidade bucal, por ter menor dureza, sofre desgaste acelerado pela escovação inadequada”.
- Escove os dentes de duas a três vezes por dia: não é recomendado realizar a higienização toda vez que se ingere um alimento. “Uma correta higienização, realizada de duas a três vezes ao dia com creme dental com flúor, é suficiente para controlar cárie e doença periodontal”, diz Livia.
Saiba como detectar a cárie
Quando está avançada, a lesão de cárie causa dor, devido ao calor, frio, consumo de doces. Porém muito antes disso, a cárie pode ser detectada pelo cirurgião-dentista, até mesmo antes da formação de uma cavidade, quando pode ser revertida. Por isso que a visita no consultório deve ser feita para o controle das doenças bucais, e não apenas para o tratamento de suas sequelas. “É possível controlar as principais doenças bucais – cárie e doença periodontal – seguindo as orientações dadas pelo cirurgião-dentista, que deve ser visitado regularmente para o adequado controle”, ressalta.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Bruxismo pode acometer até 20% das crianças; saiba tratar
A mania involuntária de ranger dos dentes é um mal que atinge 20% das crianças e sua incidência aumenta de acordo com o crescimento infantil
Criança também precisa de tratamentos de canal
Apesar de parecer estranho, algumas vezes é preciso tratar o canal de um dente de leite. Isso porque a medida garante que o crescimento dos ossos do rosto e a fala da criança não sejam prejudicados pela falta de um dente que caiu ou foi extraído precocemente.
Saúde libera R$ 7,4 milhões para produção de próteses dentárias
Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quinta-feira (1) no Diário Oficial da União libera R$ 7,4 milhões para a produção de próteses dentárias no País.
Cárie em dentes de leite pode estar ligada a obesidade e más escolhas alimentares
Um estudo com crianças pequenas que estavam tendo os dentes de leite tratados em decorrência de cárie mostrou que 28 % delas tinham percentil de índice de massa muscular acima de 85% - uma indicação de que a criança está acima do peso ou obesa.