Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 07/07/2011 às 16:14:07
Uma pesquisa feita pelo Medical Group Management Association (MGMA) constatou alguns desafios na gestão de clínicas médicas. O principal deles é a escolha do sistema de registro eletrônico adequado.
Além disso, a utilização de um modelo de reembolso que diminua a parcela de risco financeiro e a gestão de custos operacionais também estão entre os problemas que as instituições precisam lidar.
A participação nos programas de incentivo de uso significativo do EHR nos Centers for Medicare & Medicaid Services e a implantação de um novo sistema de EHR também são entraves que as clínicas precisam lidar.
Segundo o presidente e CEO da MGMA, William F. Jesse, os desafios operacionais e financeiros – e as incertezas associadas a essas questões tão fundamentais para a saúde e viabilidade financeira – continuam a ser um território difícil para aqueles que conduzem as clínicas médicas.
Além disso, segundo Jesse, a pressão para adotar a tecnologia e as complicações que os membros enfrentam para instalar os melhores sistemas e seguir as demandas estipuladas pelo governo, são apontados como a principal preocupação.
A pesquisa mostrou que os problemas que os membros irão enfrentar serão mais desafiadores neste ano do que no ano passado, também estarão associados com os novos elementos operacionais e a adoção de tecnologia da informação
De acordo com Jesse, a implantação e/ou otimização do patient centered medical home (PCMH) foi 8,5% mais desafiadora do que no ano passado. A implementação padronizada, de leitura de cartões de identificações de pacientes foi 9,1% mais desafiadora.
Ele completa ao dizer que os gerentes das clínicas precisam equilibrar sua atenção entre problemas financeiros relacionados às suas clínicas juntamente com a necessidade de rápida inovação e adoção de tecnologia em tempos incertos.
Desafios vs Especialidades Médicas
Juntamente com os desafios apontados, a MGMA observou diferenças entre as especialidades médicas. As clínicas de .
ortopedias acharam que “selecionar e implementar um novo sistema EHR” é muito mais difícil.
A MGMA convidou seus membros entre 7 e 21 de janeiro por e-mail a participar de um questionário sobre suas clínicas com base na rede. Os membros avaliaram 44 questões e identificaram quais desafios eram mais aplicáveis em sua rotina. Para cada questão os entrevistados classificaram o grau de desafio em uma escala de cinco pontos:
1 = nenhum desafio; 2 = desafio baixo; 3 = desafio moderado; 4 = desafio considerável e 5 = desafio extremo. Foram avaliadas as respostas de 1190 indivíduos.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 07.07.11
Posts relacionados
Governo quer obrigar médicos recém-formados a trabalhar dois anos no SUS
Ministério da Educação vai enviar propostas para Congresso Nacional
Campanha do Ministério da Saúde estimula jovens a doarem sangue
Em eventos de massa, como a Copa das Confederações, demanda por transfusão aumenta 15%. A ação marca o Dia Mundial do Doador de Sangue
Saúde vai dobrar atendimento a idosos em centro de referência na capital
O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, localizado na zona leste da capital paulista, vai dobrar sua capacidade de atendimento médico, de convivência e lazer para a população com 60 anos ou mais.
Sírio-Libanês atenderá SUS com gestão de hospital estadual
O Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, passa a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao assumir a gestão do Hospital Geral do Grajaú e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Interlagos, ambos na Zona Sul da capital paulista.
Promoção da saúde não é custo, mas investimento
Cada dólar investido em prevenção e gerenciamento de doenças crônicas, o retorno é de US$ 2,9, ou seja, um benefício de quase 3 por 1