Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/09/2011 às 18:01:10

Escolha de novo líder desagrada setores da Câmara

A escolha do senador José Pimentel (PT-CE) para a liderança do governo no Congresso desagradou deputados do PMDB. Antes ocupado por Mendes Ribeiro (PMDB-RS), havia a expectativa que o cargo permanecesse com o partido e fosse ocupado por um deputado e não por um senador.

O líder Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) afirmou, no entanto, que deverá haver um rodízio e Pimentel deve ser substituído em breve. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff se comprometeu a entregar a liderança no ano que vem para um deputado peemedebista.

"O Temer [vice-presidente, Michel Temer] disse que a presidente fará esse rodízio. Já estamos em setembro, então eu achei razoável", disse Alves.

Deputados ouvidos pela Folha disseram que a escolha de Pimentel traz mais um problema para o Congresso. A avaliação é que pode haver algum tipo de retaliação em votações importantes, como a do projeto de regulamentação da emenda 29 --que trata de recursos para a saúde-- e a emenda constitucional da DRU (Desvinculação de Receitas da União).

Ribeiro havia assumido a liderança do governo no Congresso após uma disputa interna com colegas peemedebistas. No mês passado, ele deixou o posto para assumir o Ministério da Agricultura com a saída de Wagner Rossi, envolvido em suspeitas de irregularidades na pasta.

Apesar do clima ruim na Câmara, o senador José Pimentel (PT-CE) descartou qualquer mal-estar com o PMDB. Para o petista, a base aliada da presidente Dilma Rousseff tem "maturidade" para costurar acordos e ceder espaços.
 

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 12.09.11


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Veja as expectativas e temores dos economistas para 2013

A economia mundial deve andar em ritmo lento, mas com uma possível melhora no segundo semestre; o país deve crescer pouco neste ano, às voltas com uma inflação relativamente alta, mas com muito poucas chances de um novo aumento dos juros básicos (o antídoto do governo contra reajuste dos preços).

Notícias Gerais, por Redação

Congresso enforca semana antes de Carnaval e só volta dia 28

O Congresso ficou vazio ontem à tarde depois que a maior parte dos deputados e senadores resolveu antecipar a volta para a casa esticando o feriado de Carnaval.

Notícias Gerais, por Redação

Professores em greve se acorrentam na Assembleia de MG

Cerca de 25 professores ocupam desde a tarde de segunda-feira (26) o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e se recusam a deixar o local. Segundo a Casa, os professores --que estão em grave-- estão acorrentados uns aos outros.

Deixe seu Comentário:

=