Publicado por Redação em Dental - 01/07/2013 às 16:34:43

Entenda a cirurgia de gengiva

Seu dentista recomendou que você consultasse um periodontista. Periodontista é um especialista em doença periodontal. Doença periodontal é uma infecção bacteriana grave que afeta o tecido da gengiva e estrutura óssea dos dentes, causando inflamação, vermelhidão, inchaço e perda óssea ao redor dos dentes. A doença periodontal pode afetar um ou vários dentes na boca. O NIH- National Institutes of Health informa que 80 por cento dos adultos nos Estados Unidos têm algum tipo de doença periodontal. 1 
 
Como se pega uma doença periodontal? 
A doença periodontal começa com as bactérias presentes na boca que se acumulam ao redor dos dentes. As bactérias acumulam-se e multiplicam-se, formando uma película biológica chamada placa bacteriana. Se essa placa não for retirada, o tecido gengival adjacente pode inflamar-se, resultando no desenvolvimento da gengivite. A gengivite pode ser tratada e revertida com o uso diário do fio dental e duas escovações por dia com um creme dental com flúor. A placa bacteriana e os resíduos alimentares são removidos por meio de práticas de higiene bucal para limpar a superfície dos dentes e eliminar a placa bacteriana na linha da gengiva.
 
Contudo, se a placa bacteriana e os resíduos alimentares não forem removidos, a gengivite pode agravar-se. O tecido gengival inflama-se ainda mais e pode ocorrer sangramento e a formação de uma bolsa entre o dente e a gengiva, que propicia o desenvolvimento da doença periodontal.
 
A bolsa periodontal desenvolve-se porque as bactérias da placa continuam a acumular-se e avançam abaixo da linha da gengiva. Nesse ponto, os recursos domésticos já não são mais tão eficazes na remoção da placa. Se não for tratada pelo dentista, a placa bacteriana continuará a avançar abaixo da linha da gengiva, infectando o interior da bolsa periodontal. As bactérias da placa geram subprodutos que fazem com que os tecidos adjacentes, duros ou moles, comecem a degradar-se. 
 
Este tipo de doença periodontal avançada pode afetar e infectar a raiz dos dentes. Quando isso ocorre, o dente solta-se e começa a incomodar o paciente, que precisará de cirurgia. O paciente deve passar por uma terapia inicial em consultório para tratar as bolsas periodontais por meio de raspagem e alisamento radicular. O dentista utiliza um aparelho ultrassônico para remover a placa, o tártaro e resíduos alimentares abaixo da linha da gengiva e, manualmente, faz a raspagem e alisamento da raiz para eliminar a doença. A raspagem e o alisamento radicular podem ser concluídos em duas ou quatro sessões, dependendo da extensão da doença. O dentista explicará as práticas corretas de higiene bucal para que o paciente possa utilizá-las em casa.
 
Tipos de cirurgia gengival
 
1. Retalho gengival – Se as bolsas periodontais tiverem mais de 5 milímetros de profundidade, o periodontista realizará este procedimento para reduzi-las. A maioria dos pacientes diagnosticados com periodontite moderada a severa passa por este procedimento. O periodontista corta o tecido gengival para separá-lo do dente, faz uma limpeza geral, com o uso de um aparelho ultrassônico e manualmente, e remove o tártaro, a placa e a película abaixo das bolsas.
 
2. Gengivectomia – Este procedimento é realizado para remover o excesso de tecido gengival e proporcionar uma melhor limpeza dos dentes. Antes de cortar e eliminar o excesso de tecido, o periodontista anestesia a gengiva.
 
3. Gengivoplastia – Este tipo de cirurgia é usado para remodelar o tecido gengival saudável ao redor dos dentes e melhorar sua aparência. Se a pessoa apresentar recessão gengival (afastamento da gengiva do dente), pode-se realizar uma gengivoplastia. Pode-se também fazer um enxerto, retirando-se tecido do palato e costurando-o no local da recessão.
 
Após a cirurgia, é importante que o periodontista explique a você como limpar os dentes e gengivas usando uma escova e um creme dental antimicrobiano com flúor, enxaguante antibacteriano e fio dental. Consulte seu dentista para obter mais informações sobre como cuidar de sua gengiva e seus dentes após a cirurgia.
 
Referências: 
1 Informação obtida de: www.nim.nih.gov/medlineplus/gumdisease.html
 
Fonte: Terra

Seguro Auto

Posts relacionados

Dental, por Redação

Limpeza dental ajuda a reduzir risco de infarto,diz estudo

Limpar os dentes regularmente não só garante um sorriso brilhante, mas também ajuda a reduzir os riscos de infarto e acidente vascular cerebral, revelou estudo publicado durante encontro da American Heart Association em Orlando, Flórida (sudeste).

Dental, por Redação

Os efeitos do cigarro sobre os dentes e a boca

Quais os perigos que a fumaça do cigarro representa para a saúde bucal? O uso crônico de tabaco é considerado um fator de risco para uma série de doenças orais. Toda forma de uso de tabaco é comprovadamente prejudicial à saúde do homem e especialmente da boca. O consumo de cigarros, charutos ou produtos de tabaco mascado pode causar prejuízo à saúde bucal. A maioria das pesquisas encontradas na literatura é relacionada ao uso de tabaco na forma de cigarros.

Dental, por Redação

Estudo afirma que açaí pode ter uso odontológico

Uma pesquisadora paraense descobriu que o açaí é um potente corante natural para os dentes. Através de um estudo feito depois de observar que o fruto deixava o esmalte dos dentes coloridos, a dentista Danielle Emmi concluiu que o açaí é "um eficaz evidenciador de placas dentais".

Dental, por Redação

Estudo demonstra que escovação noturna é a mais importante

Um estudo realizado por pesquisadores do Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp revela que a escovação noturna é a mais importante.

Deixe seu Comentário:

=