Publicado por Redação em Dental - 19/02/2015 às 10:40:50

Energéticos naturais dão ânimo e protegem os dentes

Na natureza existem vários alimentos que são considerados verdadeiros energéticos naturais e podem ser uma boa pedida para quem quer pular os quatro dias de carnaval sem deixar a peteca cair e nem prejudicar os dentes. Os energéticos industrializados e as bebidas isotônicas não são grandes amigos da saúde bucal, por serem extremamente ácidos. “Essa acidez causa a desmineralização da superfície do esmalte, umdano irreversível, e os dentes ficam mais expostos e suscetíveis a cáries”, diz Viviane Scheifer, nutricionista da clínica Facial.  

Os energéticos naturais que são mais benéficos para os dentes são aqueles que possuem menor pigmentação e acidez. Com base nisso, Viviane e a dentista Michelle Duarte listaram alguns alimentos que vão manter você bem animado e com os dentes bonitos nesse carnaval.

Coco – importante na produção de energia, o coco também pode ajudar a manter a saúde bucal em dia, uma vez que sua água ajuda a hidratar a boca e a manter o fluxo salivar dentro dos padrões, além deseu óleo combater algumas bactérias da flora bucal que podem causar a cárie. Por isso, para os dias de folia, abuse da água de coco.

Banana – essa fruta contém frutose, glicose e amido, substâncias fornecedoras de energia. A banana também é rica em triptofano, que é convertido em serotonina, hormônio do bem-estar. Segundo Michelle, existem estudos que indicam que pacientes que costumam consumir bastante banana estão menos sujeitos a contrair câncer de boca. Ou seja, uma boa vitamina de banana, sem açúcar, antes de sair para a folia, pode melhorar seu ânimo.

Folhas verdes escuras – são fontes de vitaminas e minerais que participam no metabolismo como antioxidante e detoxificante e, dessa forma, contribuem para o aumento da disposição e energia. Exemplo de energético antes de sair para a rua? Um bom suco detox de rúcula, espinafre, couve, agrião ou endívia.

Morango - o morango contém ácido elágico, que ajuda a alertar seu metabolismo, estimular o sistema imunológico e revitalizar o corpo e a mente. A combinação de agentes antioxidantes e anti-inflamatórios encontrados no morango também colabora no combate ao aparecimento de muitas formas diferentes de câncer, inclusive o de boca e garganta. Um energético bacana para se fazer com o morango é um suchá (mistura de ervas e frutas) com chá de folhas de cravo gelado e cinco morangos batidos no liquidificador. 

Fonte: Terra


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Dental, por Redação

Perda de dente, sensibilidade, câncer; pare de fumar no Dia Mundial de Combate ao Fumo

Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial de Combate ao Fumo, e o apelo é para que as pessoas larguem o cigarro e preservem sua saúde, inclusive a bucal.

Dental, por Redação

Entenda as complicações da extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço.

Dental, por Redação

Como as escolas educam as crianças sobre saúde bucal

A odontologia moderna trabalha a prevenção como melhor forma de diminuir as doenças bucais. Este é o meio mais simples, barato e inteligente de garantir uma população saudável e consciente.

Dental, por Redação

Fórum sobre a necessidade de melhoria na saúde bucal

Os avanços, limitações e desafios da política bucal na saúde pública de Sergipe a partir das experiências diárias vividas por profissionais da área é o tema central do I Fórum Estadual dos Cirurgiões-Dentistas no SUS que acontece nessa sexta-feira,9, na capital sergipana.

Dental, por Redação

Saúde libera R$ 7,4 milhões para produção de próteses dentárias

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quinta-feira (1) no Diário Oficial da União libera R$ 7,4 milhões para a produção de próteses dentárias no País.

Dental, por Redação

Feche a Boca para a Perda Óssea

Alguns fatores, como alterações hormonais, trauma oclusal e periodontite com presença de tártaro, além de fumo e álcool, podem levar à perda óssea, que tem como conseqüência a diminuição na qualidade da mastigação, podendo trazer problemas nutricionais e digestivos.

Deixe seu Comentário:

=