Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/08/2013 às 16:11:40

Enem 2013: Justiça garante acesso a espelho da redação junto com resultados

A Justiça Federal no Ceará concedeu uma liminar que assegura aos estudantes acesso ao espelho da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) simultaneamente com a divulgação do resultado. A decisão, divulgada nesta quarta-feira, beneficiará candidatos de todas as regiões do País e é válida para a edição a ser realizada em novembro deste ano. Ainda cabe recurso à determinação.

O pedido de liminar foi apresentado em ação civil pública movida no Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que é vinculado ao Ministério da Educação – em julho. Pelo edital do Enem divulgado em maio (item 15.3), os participantes poderiam pedir os espelhos das provas de redação exclusivamente para fins pedagógicos e apenas após a divulgação do resultado.

Para a Justiça Federal, restringir o acesso aos espelhos das provas de redação dificulta o questionamento das notas atribuídas às redações do Enem 2013. "(O comportamento do Inep) é absolutamente destoante dos princípios republicanos que inspiram nossa Constituição, razão pela qual merece ser rechaçado judicialmente", afirmou o juiz federal Bernardo Lima Vasconcelos Carneiro em sua decisão.

A ação proposta pelo procurador Oscar Costa Filho afirma que as irregularidades constatadas nas correções das redações em 2012 – textos com erros de português ganharam nota máxima e redações com receita de massa instantânea e hino de futebol tiveram boa pontuação – demonstram que "não existem critérios de correção". O procurador também afirmou que a divulgação posterior dos espelhos de redação com fins meramente pedagógicos prejudica os candidatos no ingresso à universidade. 

Fonte; Terra


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Comércio prevê alta dos juros e reduz previsão de crescimento

O crescimento das vendas do comércio no segundo semestre de 2013 deverá ficar abaixo do esperado pelo setor, que previa um aumento de 6,15% em relação ao ano passado.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz previsão do PIB para 2013 pela 4ª semana seguida

Analistas do mercado financeiro reduziram pela quarta semana consecutiva a previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País.

Notícias Gerais, por Redação

Economia mundial deve se recuperar em 2013

A economia global deve crescer 1,3% neste ano. Essa é a expectativa foi apresentada por Marcelo Carvalho, economista-chefe do Banco BNP Paribas, segundo ele há uma perspectiva favorável para o cenário externo mas com “ riscos pelo caminho”.

Notícias Gerais, por Redação

Governo anuncia aumento de capital da Caixa em até R$ 1,5 bilhão

O governo federal fará um aumento de capital de até R$ 1,5 bilhão na Caixa Econômica Federal. A realização do aporte estava prevista e é necessária para que o banco mantenha seus níveis mínimos de alavancagem, em um momento em que amplia o crédito de forma expressiva.

Deixe seu Comentário:

=