Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/03/2013 às 16:08:39
Economia brasileira vive momento de recuperação cíclica, diz Ipea
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) avalia que a economia brasileira está em momento de "recuperação cíclica". De acordo com a Carta de Conjuntura divulgada nesta terça-feira, o ciclo atual é "bem distinto" do observado em outros anos e isso pode atrapalhar a previsibilidade política-econômica.
"Isso tem implicação em política (macroeconômica) importante porque torna essa tarefa mais complicada do que seria em ciclo típico", disse o coordenador do Grupo de Estudos em Conjuntura, Fernando Ribeiro. Como exemplo, citou o impacto na taxa básica de juros, a Selic, que está em 7,25% ao ano.
"Em um ciclo típico, neste momento, o País estaria reduzindo o juro, como aconteceu em outros momentos. Na recuperação, você joga o juro para baixo para impulsionar a economia. Hoje, a gente tem a taxa de juro baixa e, por conta da pressão inflacionária, o Banco Central reconheceu que não há espaço para novas quedas, talvez, tenha necessidade em um aumento (da taxa)", explicou.
O economista destaca que, apesar das pequenas taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), os últimos meses, não há aumento do desemprego, da inflação e queda da atividade nos setores da economia. "Há alguma desaceleração do consumo, mas mais discreta que em outros ciclos", diz a carta.
"Difícil prever o que vai acontecer daqui para frente. Quando o ciclo é típico existe uma história, mais ou menos, padrão, que explica o que acontece na queda e na recuperação. Não é esse o caso", reforçou Ribeiro.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Mantega: usando instrumentos que temos economia vai crescer
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi evasivo ao ser questionado se o governo poderia reduzir o compulsório dos bancos ou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como forma de estimular a economia.
Dilma: mercado de trabalho teve desempenho excelente em 2011
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que o mercado de trabalho teve um desempenho "excelente" em 2011 e que o emprego, aliado a aumento da renda dos trabalhadores, é o motor de um crescimento sustentável.
América Latina deverá crescer 4,3% em 2011 e 3,7% em 2012
As economias latino-americanas crescerão 4,3% em 2011 e 3,7% em 2012, refletindo as incertezas e a volatilidade mundial, estima um relatório da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe).
Bovespa opera sem tendência firme; dólar marca R$ 1,88
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera sem tendência firme nas primeiras horas da rodada de negócios desta sexta-feira.