Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/07/2013 às 09:26:39
Economia brasileira tem contração de 1,4% em maio, aponta BC
A economia brasileira registrou em maio uma retração pior do que esperado, pressionada pela fraqueza da produção industrial e indicando que a recuperação da atividade de fato ainda não deu sinais consistentes.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou queda de 1,4 por cento em maio ante abril, de acordo com dados dessazonalizados, informou o BC nesta sexta-feira.
O resultado anulou a alta vista em abril, quando houve crescimento de 0,96 por cento, número revisado ante avanço de 0,84 por cento divulgado anteriormente.
E também foi bem pior que a mediana das 17 projeções de analistas consultados pela Reuters, que mostrava queda mensal de 0,90 por cento em maio. As estimativas variaram de quedas de 1,60 a 0,30 por cento.
Na comparação com maio de 2012, o IBC-Br avançou 2,61 por cento e acumula em 12 meses alta de 1,89 por cento, ainda segundo o BC.
O desempenho da indústria exerceu forte peso sobre a economia em maio, uma vez que recuou 2 por cento ante o mês anterior principalmente com a piora nos bens de capital, uma medida de investimentos.
As vendas no varejo, por sua vez, não conseguiram atenuar o efeito negativo da indústria, já que mostraram estabilidade em maio ante abril, destacando a debilidade do consumo no país, abalado pela inflação alta, num setor que vinha sendo o motor da economia.
As expectativas do mercado para a expansão do PIB já deixaram para trás há tempos o patamar de 3 por cento, e pesquisa da Reuters divulgada na semana passada mostra projeção de crescimento de apenas 2,3 por cento este ano, ante 3,1 por cento na pesquisa publicada em abril.
Ao mesmo tempo, na última quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevou em 0,5 ponto percentual o juro básico do país para 8,50 por cento ao ano, diante da necessidade de combater a inflação elevada.
Fonte: br.reuters.com
Posts relacionados
Indústria prepara repasse da alta do dólar
A indústria prepara uma onda de reajuste de preços devido à alta do dólar, que neste ano já subiu quase 10%, o que deve ampliar a pressão inflacionária até o fim do ano.
5 dicas para lidar com os fornecedores da sua empresa
Seja na indústria ou no comércio, o bom relacionamento com os clientes e fornecedores é essencial para o sucesso do negócio.
Brasil retoma crescimento econômico de até 4% em 2013
O economista e professor do Insper, Eduardo Giannetti da Fonseca, acredita que as políticas recentes do governo federal e os sinais positivos da Economia Global apontam para a aceleração da economia brasileira a partir do ano que vem.
Ibovespa opera com leve alta, buscando recuperar perdas da véspera
Contrariando as notícias de deterioração da economia internacional, o Ibovespa opera em alta nesta sexta-feira (22) e procura recuperar parte das perdas registradas na véspera, num movimento de repique.
Bolsas da Europa sobem com vigor por esperança com Itália
As Bolsas europeias fecharam em alta nesta sexta-feira conforme o progresso político na Itália aliviou alguns temores sobre os cenários futuros para a crise da dívida na zona do euro.
Desembolsos do BNDES caem 5% até julho
Os desembolsos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) caíram 5% nos primeiros sete meses de 2011