Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 20/05/2011 às 17:05:17

Droga contra câncer de tireoide está em falta no Brasil

Está em falta no Brasil, desde fevereiro, um medicamento usado no tratamento do câncer de tireoide. Chamado Thyrogen (ou TSH recombinante), o remédio é produzido pelo laboratório americano Genzyme. A empresa informou, em nota, que houve mudança no local de envase da droga nos EUA, o que alterou o prazo de entrega. Segundo comunicado, novos lotes do remédio devem estar disponíveis a partir de julho no Brasil.

Não existe remédio similar no mercado. A droga é usada em hospitais particulares e não é fornecida em larga escala no sistema público.

Para casos urgentes, a Genzyme afirmou que pode auxiliar na importação direta, com rótulo e bula em inglês.

O Thyrogen não atua diretamente no combate ao câncer, mas melhora a qualidade de vida durante o tratamento e reduz os riscos da terapia com radiação.

A injeção permite que os pacientes não interrompam a reposição de hormônios da tireoide, evitando sintomas como cansaço, ganho de peso, depressão e perda de concentração e memória.

A interrupção do hormônio é feita por cerca de um mês para preparar o organismo para o tratamento, à base de iodo radioativo.

O remédio também reduz o impacto da radioatividade sobre órgãos como útero, ovários e medula, segundo Guilherme Rossi, médico do Hospital Santa Paula.

Enquanto a venda não se regulariza, tratamentos de menor urgência estão sendo adiados, segundo oncologista Luiz Paulo Kowalski, do Hospital A.C. Camargo.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que vai notificar a Genzyme para que preste esclarecimentos.


Fonte: www1.folha.uol.com.br | 20.05.11
 


Massificados

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS proíbe 28 operadoras de vender 225 planos de saúde até março

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) proibiu 28 operadoras de comercializar 225 planos de saúde até março. A medida, que começa a valer a partir de segunda-feira, é uma punição pela demora na marcação de consultas, exames e cirurgias. 

Saúde Empresarial, por Redação

Gastos com saúde desaceleram e diminuem IPC do idoso

A maior influência para a desaceleração veio dos medicamentos, com queda de 0,13% no último trimestre, contra uma alta de 3,58% registrada no trimestre anterior

Deixe seu Comentário:

=