Publicado por Redação em Dental - 02/10/2012 às 09:31:50

Dor orofacial; saiba quais as causas

Se você tem dor na cabeça, na face, no pescoço ou na boca, é sinal de dor orofacial. As causas são diversas, a dor tem origem no sistema nervoso, e é relacionada com fatores psicológicos e doenças graves, como tumores.

“As dores de origem dentária continuam sendo as mais comuns na população em geral, mas levantamentos sobre pacientes que apresentam disfunções da articulação temporomandibular - ATM - demonstram que a dor está presente em 97% dos casos”, diz Vera Lucia de Brito, membro da Associação Brasileira de Halitose - ABHA.
 
Para diagnosticar a doença é preciso fazer um exame clínico minucioso e um questionário para chegar ao diagnóstico. A dor orofacial tem um caráter multidisciplinar, assim como outras dores crônicas. Pode envolver, além da odontologia, a otorrinolaringologia, neurologia, psiquiatria, psicologia, oftalmologia, fonoaudiologia, fisioterapia.
 
O tratamento deve ser realizado por uma equipe de profissionais: dentistas, médicos, fisioterapeutas, psicólogos. “Essa condição deve ser abordada com uma visão do paciente como um todo, não tratando apenas a dor no momento que o indivíduo está sentindo”, afirma Vera.
 
Prevenção
As cáries e doenças periodontais são as principais causas para o aparecimento da dor dental. Assim, para prevenir, é preciso apenas praticar a higiene bucal adequadamente. A saúde geral e a capacidade de defesa contra o ataque dos micro-organismos também são fatores básicos para o complemento dessas atividades preventivas. “Alimentação equilibrada, hábitos saudáveis, abstenção do fumo e prática de exercícios físicos são importantes auxiliares na prevenção das doenças bucais”, explica a especialista.
 
Segundo Vera, muitas outras orientações podem ser dadas ao paciente, inclusive sobre a importância fundamental do estresse como causa principal ou coadjuvante da dor orofacial. “Devido à causa multifatorial destas dores, a orientação deve abranger a postura ao dormir, o posicionamento no trabalho, no computador e o uso errado do telefone, para evitar hábitos parafuncionais como ranger e apertar os dentes, roer unhas, morder quaisquer objetos duros, como canetas e lápis”.
 
Dores mais comuns na face
- Otite e sinusite
- Articulação
- Dores musculares nas costas, no pescoço e nos músculos da mastigação
- Dores nos nervos faciais, como as neuralgias
- Dores causadas por infecções e ulcerações da mucosa bucal
- Dores com origem nos olhos, glândulas salivares, lacrimais e mucosa nasal
- Dor relacionada com a síndrome de ardência bucal (dor crônica e "queimação" em toda a boca).

Posts relacionados

Dental, por Redação

Pare de ranger os dentes em cinco passos

O ato de ranger os dentes – conhecido como bruxismo – pode ser decorrência de estresse, posicionamento errado dos dentes, entre outros fatores. O importante é diagnosticar a causa o quanto antes para tratar o problema.

Dental, por Redação

Brasil Sorridente aumenta produção de próteses dentárias em 85%

O programa Brasil Sorridente , que busca melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira, aumentou a produção de próteses dentárias no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dental, por Redação

Dentes sensíveis requerem cuidados adicionais

Você sente uma pontada nos dentes quando come alimentos gelados como sorvete ou tenta apreciar uma xícara de café ou chá quente?

Deixe seu Comentário:

=