Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 23/02/2012 às 14:48:50

Divulgação do IDH em hospital público pode ser obrigatória

Pela proposta, o painel com as estatísticas do país, do estado e de todos seus municípios deverá ser fixado na entrada principal dos estabelecimentos

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3064/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que torna obrigatória a divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em estabelecimentos públicos de saúde. Pela proposta, o painel com o IDH do país, do estado e de todos seus municípios deverá ser fixado na entrada principal dos estabelecimentos.

A elaboração e distribuição dos painéis são de responsabilidade do gestor municipal do Sistema Único de Saúde. O responsável pelo estabelecimento de saúde que deixar de fixar o painel estará sujeito a pagar multa, que será cobrada em dobro em caso de reincidência.

O IDH é calculado a partir da combinação de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e Produto Interno Bruto (PIB) per capita da localidade.

O autor argumenta que a medida tem como objetivo esclarecer a população. “Essas informações permitirão o acompanhamento da evolução do desenvolvimento humano do município, bem como fomentarão o debate local a respeito das ações para melhorar o índice”, afirma.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: saudeweb


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Pessoas devem passar por avaliação antes de se exercitar

Praticar atividades físicas regularmente ajuda a prevenir ou melhorar doenças como hipertenção, diabetes, osteoporose, cardíacas, entre outras. Só que a atividade escolhida deve considerar o estado de saúde da pessoa.

Saúde Empresarial, por Redação

Senado aprova Emenda 29, que regulamenta repasses na Saúde

O Senado aprovou na quarta-feira (7) a regulamentação da Emenda 29, que define os valores mínimos a serem investidos na Saúde. Com isso, a proposta que obrigava a União a repassar pelo menos 10% de seus recursos para a área foi derrubada.

Deixe seu Comentário:

=