Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/05/2013 às 16:31:53
Dilma afirma que micro e pequenas empresas geram 11 mi de empregos
A presidente Dilma Rousseff aproveitou a cerimônia de posse do ministro Guilherme Afif Domingos, nesta quinta-feira, que assume a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, para destacar a "expressividade" desse segmento no País. "Nós temos hoje formalizadas 7,4 milhões de micro e pequenas empresas, com microempreendedores incluídos, representando 99% das empresas formalizadas no País e gerando 11 milhões de empregos", afirmou a presidente. "Esse imenso contingente de pequenos negócios teve um grande impulso, quando nós simplificamos e tornamos o Super-Simples um instrumento de expansão ao unificar os tributos num só boleto e reduzi-los."
A presidente também comentou o que considera a "boa" e "má" burocracia. "De fato, tem a boa burocracia, que é a regulamentação correta que o Estado tem de fazer, mas há a péssima burocracia, a burocracia que ao invés de dar suporte ou ajudar a desenvolver, entrava. Essa é uma questão que está no cerne da expansão da pequena e micro e pequena empresa", disse a presidente. Ela frisou que é necessário "em todas as atividades desburocratizar o País".
A palavra "burocracia" dominou os discursos, tanto da presidente, quanto de Afif. O novo ministro comparou a burocracia ao colesterol. "Burocracia é como colesterol, tem o bom e o ruim. O bom é o serviço público que lubrifica as artérias, permitindo o fluxo; o ruim é aquele que entope, atrapalha. É este que vamos combater", afirmou.
Elaboração de políticas
A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que terá status de ministério, deverá auxiliar na elaboração de políticas de estímulo ao microempreendedorismo. As competências do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior referentes à microempresa, à empresa de pequeno porte e ao artesanato serão transferidas para a secretaria.
Nas contas do Palácio do Planalto, o 39º ministério representará um gasto anual de R$ 7,9 milhões aos cofres públicos. O projeto de lei aprovado no Congresso Nacional previa a criação dos cargos de ministro, secretário-executivo e outros 66 cargos em comissão.
Fonte: www.em.com.br
Posts relacionados
Vendas a prazo para os pais têm menor alta em 3 anos, diz CNDL
Crescimento das vendas parceladas foi de 3,78%, mostra levantamento.
Altas foram de 4,75% em 2012; de 6,86% em 2011 e de 10% em 2010.
Investimento das estatais cai 7,5% no 1º ano de Dilma
O primeiro ano do governo Dilma Rousseff marcou a quebra de uma série histórica de 11 anos seguidos de crescimento dos investimentos realizados por empresas estatais federais, informa reportagem de Breno Costa, publicada na Folha desta segunda-feira
Bolsas europeias sobem após declaração do FED
As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta quinta-feira, após dois dias de queda, com os investidores animados depois que o Federal Reserve (FED, o banco central americano)
BC inicia em outubro censo sobre investimentos estrangeiros no Brasil
O Banco Central fará pesquisa sobre investimentos estrangeiros no Brasil. A quarta edição do Censo de Capitais Estrangeiros no País terá início no dia 3 de outubro de 2011, às 9h, e vai até as 20h do dia 1º de novembro de 2011. O trabalho vem sendo realizado a cada cinco anos, desde o ano-base 1995.
Bovespa perde 3% e dólar marca R$ 1,68 com mau humor global
A recepção fria ao bilionário plano americano para gerar empregos, e novos desdobramentos da crise europeia, derrubam as principais Bolsas de Valores e voltam a pressionar a taxa de câmbio doméstica, de volta aos preços de março.