Publicado por Redação em Dental - 12/08/2016 às 09:56:49

Diga X: dente de leite é mais importante do que você pensa

 A negligencia com os dentes de leite pode causar, a curto prazo, danos mais sérios como a cárie dentária, dor e até perda do dente de leite que, a longo prazo, poderá resultar em má oclusões, perda de função, estética, alteração na fala da criança e impacto na qualidade de vida da delaFoto: Roman Sorkin / Shutterstock

Eles ajudam a construir a fala, a mastigação e ainda colaboram para que os dentes permanentes nasçam no lugar certo

Apesar de provisórios, os dentes de leite são muito importantes para o sorriso uma vez que são fundamentais para o desenvolvimento funcional e psicoemocional da criança. Afinal, são eles que estão lá e dão suporte quando os pequeninos começam a comer e falar. E também é a partir deles que o indivíduo aprende como higienizar a boca corretamente e traça os primeiros passos para um sorriso bonito.

Do ponto de vista funcional os dentes de leite beneficiam especificamente três aspectos: a mastigação, a fonação e o desenvolvimento e crescimento craniofacial.

“Eles permitem o corte e mastigação dos alimentos, sendo que o aumento da consistência dos alimentos é realizado conforme aumenta o número de dentes de leite. Eles auxiliam na correta articulação dos fonemas, sendo que a ausência dos mesmos compromete a fala da criança. E ainda servem de guia para os seus sucessores permanentes, mantendo o espaço para a sua correta erupção e evitando o posicionamento incorreto dos dentes na arcada dentária que possam comprometer a estética no futuro”, diz Gabriela Oliveira Berti, doutoranda da Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP).

Do ponto de vista psicoemocional, a especialista garante que a criança já possui um autoconhecimento e tem consciência do que é feio ou bonito em seu sorriso. “Assim, muitas doenças bucais tais como a cárie dentária, podem comprometer a qualidade de vida, bem-estar emocional e social em crianças pequenas”, diz Gabriela.

Bem tratados, sim!

No entanto, há ainda quem pense que por serem provisórios, eles não precisam ser tão bem higienizados quanto os permanentes. Doce engano. Segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria os profissionais da área têm o dever de orientar e motivar os responsáveis pelas crianças a cuidarem bem da saúde bucal dos pequenos.

“A orientação é para que os dentes de leite sejam higienizados com escova e creme dental com flúor com pelo menos 1000 ppm desde a erupção do primeiro dente. A grande diferença na higienização de dentes de leite e permanentes é a quantidade de creme fluoretado empregado durante a escovação, sendo que crianças com até 4 anos de idade devem usar o equivalente a um "grão de arroz cru" e crianças dos 4 aos 8 anos de idade o equivalente a um "grão de ervilha", diz Jenny Abanto, professora do Curso de Odontopediatria na Primeira Infância da FUNDECTO-FOUSP.

Além disso, é importante que a escovação seja sempre supervisionada por um adulto e realizada logo após as refeições.

Negligência

A negligencia com os dentes de leite pode causar, a curto prazo, danos mais sérios como a cárie dentária. Em parceria com a higienização bucal desde cedo, é importante que os pais também fiquem atentos à dieta de criança.

“Recomenda-se que seja evitado o consumo de açúcar até os 2 anos de idade e reduzido o seu consumo após esta idade. Se a lesão de cárie acontecer e os bons hábitos de higiene e dieta ainda não forem inseridos, a lesão irá progredir podendo causar dor e até perda do dente de leite que, a longo prazo, poderá resultar em má oclusões, perda de função, estética, alteração na fala da criança e impacto na qualidade de vida da mesma”, diz Jenny.

Negligência

Na tentativa de umedecer os lábios e aliviar o ressecamento, é comum as pessoas passarem a língua sobre eles. “A saliva realmente vai aliviar o desconforto nos primeiros momentos, mas vai piorar a situação ao longo do tempo. Caso as fissuras permaneçam por mais de 7 dias, consulte seu dentista ou seu médico, pois o uso de medicamentos a base de antifúngicos e anti-inflamatórios pode ser necessário”, diz Celso Lemos, cirurgião-dentista especializado em Estomatologia.

Mais frágeis?

Se você já apresenta um ressecamento dos lábios, evite comer comidas muito quentes, salgadas ou apimentadas, isso vai irritar ainda mais a superfície labial e piorar os sintomas.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Dental, por Redação

Procura por planos odontológicos cresceu 344% nos últimos 10 anos

A demanda por planos de saúde odontológicos aumentou consideravelmente na última década

Dental, por Redação

Maioria da população brasileira só vai ao dentista em caso de dores, segundo pesquisa

A maior parte da população do país não vai ao dentista periodicamente, de acordo com pesquisa. Os profissionais que cuidam da saúde bucal só costumam ser procurados em caso de dores.

Dental, por Redação

Falta de higiene bucal aumenta risco de infecções

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de graves infecções a pacientes internados nas unidades hospitalares de Sergipe. É que o Estado ainda não possui o serviço de odontologia no ambiente hospitalar.

Dental, por Redação

Os dentes de uma pessoa podem influenciar seu sucesso na vida

Os dentes de uma pessoa podem influenciar seu sucesso na vida, diz um grupo de psicólogos. Pesquisadores do Kings College, em Londres, constataram que um grupo de cerca de cem voluntários avaliou os mesmos indivíduos de forma desfavorável quando eles foram representados em fotografias com os dentes cariados ou manchados.

Dental, por Redação

Programa de saúde bucal reduz 25% dos casos de cárie em escolas

O programa de saúde bucal nas escolas, desenvolvido pela Associação Jovens Dentistas (AJD), de São Bernardo do Campo (SP), em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação da cidade, tem dado bons resultados: foram beneficiados mais de 77 mil alunos de 199 escolas da rede municipal de ensino e conseguiu reduzir em 25% os casos de problemas odontológicos dos estudantes atendidos pelo programa.

Deixe seu Comentário:

=