Publicado por Redação em Dental - 06/08/2014 às 11:25:21

Dietas da moda podem prejudicar os dentes, diz especialista

Pucos detox e dietas da moda como as que priorizaram alimentos crus podem ser bons para sua cintura, mas não para os dentes, alerta o especialista baseado em Londres Sameer Patel. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.

Assim como a cárie dentária, outros efeitos colaterais desagradáveis – como o mau hálito e bactérias extras na boca – podem surgir como efeitos de dietas extremas. Confira os piores inimigos neste sentido, listados por ele.


Sucos detox

Dietas de baixa caloria baseadas em sucos detox, muito popular entre celebridades como Salma Hayek e Kate Hudson, podem trazer danos aos seus dentes e gengivas.

Dietas que exigem a troca de refeições por sucos e smoothies podem causar picos de insulina, que logo depois despenca. Isso altera a estrutura do colágeno no corpo e afeta a gengiva, porque as fibras de colágeno é que mantêm os dentes no lugar.

Sucos de frutas e vegetais tendem a ser ricos em ácido, que podem trazer grandes prejuízos ao esmalte do dente.

Patel explica que, embora o ácido de frutas e vegetais seja considerado saudável, isso só vale quando são consumidos inteiros, e não como sucos concentrados.

Dieta 5:2, de baixa caloria ou de alta proteína
Celebridades incluindo Miranda Kerr seguem a dieta 5:2, um plano alimentar em que se segue uma dieta de baixo carboidrato e, nos dias de jejum, o corpo quebra as gorduras. “Este processo faz com que seu corpo entre em estado de cetose, que produz as substâncias químicas que causam o mau hálito”, afirma Patel.

Ele explica que fio dental e escovação não são suficientes para combater o mau, nestes casos. Por isso, ele recomenda que ao invés de cortar os carboidratos completamente, se priorizem as massas integrais.

Shakes
Muitas pessoas preferem trocar duas refeições do dia por shakes, embora muitas vezes uma única porção contenha 18 gramas de gordura.

O item, segundo o especialista, pode causar cáries e o acúmulo de placa, que não podem ser retirados com a escovação. Ele aconselha que as pessoas optem pelas versões menos açucaradas.

Substituições saudáveis
Há ainda planos que oferecem refeições prontas, teoricamente mais saudáveis, como opção de substituição a um prato tradicional. Mas de acordo com Patel, muitos tendem a retirar gordura e substituir com açúcar extra, além de sal, para manter o sabor. Isso pode ser extremamente perigoso para os dentes.

Preparando os próprios alimentos em casa, ao contrário, as pessoas conseguem controlar a quantidade destes ingredientes. Outra recomendação do dentista é trocar o café pelo chá verde, que reduz a coloração dos dentes e combate a infecção bacteriana e inflamações.

Dieta de alimentos crus
Demi Moore e Scarlett Johansson são algumas das celebridades que apostam no plano dos alimentos crus, como frutas, legumes, nozes e sementes.

No entanto, esta opção nem sempre é benéfica para os dentes. “Apesar de os açúcares das frutas serem naturais, quando passam pela boca não se diferenciam de açúcares de chocolates ou doces”, afirma o especialista.

Ele acrescenta que todo tipo de açúcar corrói os dentes. A dica é usar fio dental sempre após os lanchinhos, para retirar qualquer resíduo que possa ter ficado entre os dentes.

Fonte: www.terra.com.br


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentista indica melhor tratamento para 3 casos de halitose

Sinusite constante, mau uso do fio dental e pouco fluxo salivar são alguns problemas de leitores que sofrem com o mau hálito e não sabem o que fazer

Dental, por Redação

Abscessos Bucais

O abscesso é um processo inflamatório e infeccioso agudo, com formação, acúmulo e liberação de pus, que pode ocorrer em qualquer parte da boca, estando relacionados, normalmente, aos dentes ou na gengiva que os envolve.

Dental, por Redação

Mau hálito pode ser eliminado

O mau hálito (halitose) incomoda tanto o paciente, como quem está perto dele. A dentista e professora do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM),

Dental, por Redação

Analgesia inalatória subistitui a agulha na hora da anestesia?

Analgesia inalatória é um procedimento clínico que utiliza a mistura de óxido nitroso e oxigênio, inalada previamente ao e durante o procedimento odontológico, por meio da qual o paciente apresenta diminuição da freqüência cardíaca e respiratória,

Dental, por Redação

30% dos casos de câncer de boca estão ligados ao HPV

Levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, 30% dos pacientes operados em decorrência de tumores que afetavam a região da cabeça e pescoço, desenvolveram o câncer em decorrência de infecção pelo papiloma vírus humano (HPV).

Deixe seu Comentário:

=