Seis erros ao praticar atividade física


Elisabete Fernandes Almeida

Todos sabem que exercício físico faz bem, mas nem todos sabem como praticar exercícios com segurança e eficiência. Aqui estão os seis erros mais comuns cometidos por quem pratica exercícios e algumas dicas para que o exercício seja feita da maneira mais adequada possível:

1. Fazer a mesma coisa, dia após dia
Ao realizar sempre os mesmos tipos de exercícios, o corpo não se sente mais desafiado. Assim, o nível de condicionamento se mantém fixo, e você fica sujeito a lesões por esforço repetitivo (LER). Varie os treinos. Você pode optar por correr nas segundas, quartas e sextas e pedalar nas terças e quintas-feiras, por exemplo.

2. Pular o alongamento
As pessoas praticam exercícios cardiovasculares e atividades de força diariamente, mas se esquecem do alongamento muscular. Exercícios de alongamento são importantes para relaxar os músculos, previnir lesões e manter a postura adequada. Realize de cinco a a dez exercícios de alongamento, visando os maiores grupos musculares ao final de cada prática de atividade física, enquanto a musculatura ainda está aquecida. Mantenha cada alongamento por cerca de 10 a 30 segundos.

3. Treinar com pesos de maneira inadequada
Quando se fala em segurança e eficácia, não importa quanto peso você levanta, mas sim como isso é feito. O maior erro cometido pelas pessoas que fazem musculação é realizar os exercícios rapidamente, sem nenhum controle e, geralmente, correndo na fase de abaixamento de cada repetição. Em vez disso, realize cada repetição de maneira lenta e controlada para assegurar que os músculos é que estão fazendo o trabalho, e não a gravidade e o momento. Deve-se gastar um segundo para levantar e três segundos para abaixar o peso.

4. Treino excessivo
As pessoas acham que quanto mais, melhor. Errado! Fazer muita coisa ou praticar exercícios intensos diariamente traz efeitos deletérios, como a distensão muscular, a perda de tecido magro e um platô no nível de condicionamento. Se você é iniciante, comece devagar. Três dias por semana é seguro e eficaz. Se você é experiente, faça exercícios cardiovasculares não mais do que três horas por semana, no máximo 60 minutos por sessão. A musculação trabalhando os mesmos grupos musculares deve ser feita não mais do que três dias por semana. Exercite os mesmos grupos musculares em dias alternados.

5. Ser inconstante
Mudanças freqüentes diminuem os benefícios de qualquer programa de exercícios. Uma rotina de começa e para não só é ineficaz, como também aumenta o risco de lesões. O fator mais importante para alcançar os resultados desejados é ser coerente com o exercício. Seja realista com a sua rotina de exercícios e respeite os horários!

6. Ignorar os sinais do corpo
Praticar atividade física com dor não é uma boa idéia. Se durante o exercício você sente um desconforto que dura mais do que duas ou três semanas, progressivamente fica pior, interfere na sua rotina diária ou não é familiar e aparece subitamente, interrompa o programa de treinamento e consulte um médico, imediatamente.
 
Fonte: www.catho.com.br