Publicado por Redação em Previdência Corporate - 12/07/2012 às 17:56:43

Devo sair do plano de previdência da minha empresa?

Internauta está em dúvida porque a companhia vai deixar de fazer a contribuição proporcional ao valor investido pelos funcionários

Dúvida do internauta: Tenho quase dois anos de contribuição em uma previdência privada que entrei quando comecei a trabalhar. Nesta empresa, para cada 1 real que eu contribuía, ela contribuía com o mesmo valor. Estamos passando por um processo de migração para outra empresa, e nesta nova não há a mesma contrapartida que havia antes. Como tenho 24 anos e acredito que as leis sofrerão muitas alterações até eu ter idade para me aposentar, acredito que a melhor opção é a previdência privada. Como devo proceder? É possível fazer um resgate dos valores que eu contribuí para que eu possa investir em um novo plano de previdência privada em um banco de mercado? Existe algum tipo de previdência que seja melhor?

Resposta de Fernando Meibak*:

Os planos de previdência privada complementar patrocinados por empresas corporativas são muito bons. A contrapartida de contribuições é um benefício extremamente relevante. O fato de estarem ocorrendo mudanças na migração que comenta, com a perda da contribuição da empresa, não deve ser, isoladamente, fator motivador de sua saída da entidade.

Em geral, os custos de administração dos planos de empresas são muito competitivos. Pesquise e avalie esse tema junto ao pessoal da área de recursos humanos. Sacar os recursos e migrar para planos abertos do mercado não deve ser a melhor alternativa. Uma das prováveis consequências é você perder a parcela que foi depositada anteriormente pela empresa, pois em geral há restrições para saque desses recursos.

Minha recomendação: utilize o mecanismo de “portabilidade” para transferir os recursos para a empresa atual e continue com a disciplina de alocar um percentual de seu salário. Dada a sua pouca idade, você terá muito tempo para acumular recursos. O ideal seria um percentual de 10% .

Continue investindo em seu futuro e parabéns pela consciência de poupança!

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Secretário da Receita evita fazer estimativas sobre arrecadação

O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, evitou fazer estimativas sobre o crescimento da arrecadação para o ano de 2013. Segundo ele, os números do primeiro trimestre foram influenciados pelos dados do ano anterior.

Previdência Corporate, por Redação

A cinco dias do fim do prazo, 10 milhões não entregaram IR

A apenas cinco dias do fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda, 10 milhões de contribuintes ainda não prestaram contas ao Leão.

Previdência Corporate, por Redação

IR: aprenda a informar valores e bens recebidos por doação

É comum confundir doação com herança ao preencher a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda. Para evitar tal erro, quem recebe de um doador valores em dinheiro, imóveis ou carros deve ficar atento sobre como declarar corretamente.

Previdência Corporate, por Redação

Estipulado prazo para investimentos de seguradoras de previdência complementar

O Conselho Monetário Nacional (CMN) instituiu, por meio de resolução, prazo mínimo para os investimentos feitos pelos fundos de previdência complementar aberta.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência lança campanha para empreendedores pagarem contribuição em dia

Para evitar a inadimplência entre os empreendedores individuais, a Previdência Social lançou uma campanha para que os empreendedores paguem a contribuição mensal em dia. Segundo o órgão, quase metade dos contribuintes estão com pagamento atrasado.

Previdência Corporate, por Redação

Saiba como turbinar a previdência privada

Os donos de plano de previdência privada devem ficar alerta para o comportamento da taxa básica de juros (a Selic) para ver se vale a pena manter a estratégia de investimento.

Previdência Corporate, por Redação

INSS realiza pagamento para beneficiários com cartão final 2

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza nesta quinta-feira o pagamento do benefício aos aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem o cartão com final 2, desconsiderando o dígito.

Deixe seu Comentário:

=