Publicado por Redação em Dental - 08/10/2013 às 12:53:55

Dentistas na UTI está em fase final de aprovação no congresso

A conquista é fruto da articulação efetiva do Conselho Federal de Odontologia (CFO) junto à bancada parlamentar, através da Comissão Parlamentar do CFO, que já vinha realizando um trabalho de sensibilização com parlamentares que compõem a comissão para conscientizá-los sobre a importância da aprovação do PL.

Em pronunciamento de defesa ao projeto, o relator Senador Sérgio Souza (PMDB-PR) destacou: “A presença do Cirurgião-Dentista garantirá a prevenção de inúmeras doenças que podem ser transmitidas pela cavidade oral, chegando inclusive ao óbito. Além disso, a assistência odontológica regular reduzirá o tempo de internação dos pacientes nos leitos de UTI”.

Parceiro de longa data do CFO, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), presidente da CAS, também apresentou voto favorável ao PLC 34/2013. “Os Projetos de Lei de interesse da Odontologia que estiverem em tramitação no Senado Federal podem contar comigo. Estou de prontidão para colaborar com as lutas do CFO”, afirma.

O presidente do CFO, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues garante que, “a luta para conquistar a aprovação do PLC 34/2013 já se estende há cinco anos. Hoje, presenciamos uma grande conquista que resultará na qualidade da saúde bucal dos acamados em leitos de UTI e na redução do tempo de internação dos pacientes. Seguimos perseverantes, rumo à sanção presidencial”.

O Conselho Federal de Odontologia agradece aos senadores membros da CAS pelo voto favorável: Paulo Paim (PT-RS); Ângela Portela (PT-RR); José Wellington Barroso de Araujo Dias (PT-PI); João Durval (PDT-BA); Cyro Miranda (PSDB-GO) Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Vanessa Grazziotin (PCdoB -AM); Casildo João Maldaner (PMDB-SC); Ana Amélia (PP-RS); Paulo Davim (PV-RN); Lúcia Vânia (PSDB-GO); Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR); Lídice da Mata (PSB-BA); Sérgio Souza (PMDB-PR); Cícero Lucena (PSDB-PB); Waldemir Moka (PMDB-MS); Eduardo Suplicy (PT-SP) e Osvaldo Roberto Sobrinho (PTB-MT).

O Projeto de Lei foi aprovado em caráter terminativo na CAS. Caso não haja requerimento por parte do plenário do Senado Federal para colocar em votação o texto do PLC 34, o PL segue direto para sanção da presidente Dilma Rousseff.

O CFO esteve representado pelo presidente Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, o conselheiro Tito Pereira Filho, o membro da Comissão Parlamentar Dr. Nilo Celso Pires, o representante no Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde Dr. Luiz Fernando Rosa e o procurador jurídico José Alberto Cabral Botelho.

Diálogo

O diálogo a favor do projeto começou com o relator, senador Sérgio Souza. Na sequência, o vice-presidente do CFO, Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, conduziu a articulação com a senadora Ana Rita, o senador Osvaldo Sobrinho e o senador Paulo Davim.

“Existem doenças do trato respiratório e outras patologias causadas por bactérias oriundas da cavidade oral, além de pacientes que chegam às UTIs com traumas faciais, necessitando de cuidados de equipes de saúde bucal. A luta do CFO é fundamental, pois a presença do Cirurgião-Dentista nas UTIs reduzirá o tempo de internação, atuando também no controle de patologias sistêmicas correlacionadas, causadas por microrganismos oriundos da cavidade oral”, explicou Davim.

“A aproximação com os senadores membros da CAS é fundamental para ampliar o entendimento sobre o texto do Projeto, conscientizando que o maior beneficiado será a população brasileira que carece de atenção de saúde bucal diferenciada nos leitos de UTI”, completou o vice-presidente do CFO.

PL 422/2007: Obriga as empresas a manter serviços especializados em odontologia e a fazer exames odontológicos, por ocasião da admissão, da demissão e exames periódicos.

No dia 17 de setembro, a Comissão Parlamentar do Conselho Federal de Odontologia (CFO) conquistou junto aos deputados da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), três votos em favor do Projeto de Lei 422/07. O parecer favorável foi apresentado pelos deputados federais: Eduardo Azeredo (PSDB-MG); Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS); e Delegado Protógenes (PCdoB – SP). Além deles, o deputado Esperidião Amim (PP-SC) também se comprometeu em apoiar integralmente o referido PL.

O deputado Geraldo Tadeu também se posicionou favorável ao PL. “Como Cirurgião-Dentista de formação, abracei os Projetos de Lei da Odontologia na Câmara dos Deputados e, diante da importância do PL 422/2007 para os funcionários do ambiente do trabalho, continuarei contribuindo com o Conselho Federal de Odontologia nas visitas aos gabinetes dos deputados da CCJC”, explica.

Os seguintes deputados federais, membros da CCJC da Câmara dos Deputados, apresentaram votos em separado, também a favor do PL mencionado: Dr. Grilo (PSL-MG); Benjamin Maranhão (PMDB-PB); Assis Melo (PC do B-RS); Sergio Zveiter (PSD-RJ); Mendonça Prado (DEM-SE); William Dib (PSDB-SP); Andre Moura (PSC-SE); Chico Alencar (PSOL-RJ); Fábio Trad (PMDB-MS); João Campos (PSDB-GO); Anthony Garotinho (PR-RJ); Eduardo Azeredo (PSDB-MG); Delegado Protógenes (PC do B-SP); Leonardo Picciani (PMDB-RJ); Leonardo Gadelha (PSC-PB); Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS) e o apoio formal de Esperidião Amim (PP-SC).

“Cada avanço no Congresso Nacional é de extrema importância, considerando os seis anos de luta da Odontologia para conquistar a aprovação do PL”, explica o vice-presidente do CFO, Dr. Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira.

O trabalho do CFO foi representado também pelo membro da Comissão Parlamentar, Dr. Nilo Celso Pires e o procurador jurídico, Dr. José Alberto Cabral Botelho.

Fonte: Informativo CFO


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Dental, por Redação

As 5 características principais da escova de dentes ideal

Você sabe qual é a melhor escova de dentes para manter a sua saúde bucal?

Dental, por Redação

Prevenção é o melhor meio de preservar os dentes até a terceira idade

Segundo dados do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, idosos têm quase 26 dentes extraídos em média por pessoa, e três a cada quatro idosos não possuem nenhum dente funcional.

Dental, por Redação

Acabe com a gengivite em 7 passos

Segundo um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, até os 12 anos de idade, 37% da população brasileira é acometida por algum tipo de doença periodontal. Entre 15 e 19 anos, este número atinge a casa dos 49,1%, vai para 82% entre 35 e 44 anos e chega à marca de 98,2% entre 65 e 74 anos.

Dental, por Redação

Limpeza dental ajuda a reduzir risco de infarto,diz estudo

Limpar os dentes regularmente não só garante um sorriso brilhante, mas também ajuda a reduzir os riscos de infarto e acidente vascular cerebral, revelou estudo publicado durante encontro da American Heart Association em Orlando, Flórida (sudeste).

Dental, por Redação

Cuidados pós-operatórios na extração do dente do siso evitam infecções

O que são os dentes do siso? Dentes do siso, dentes do juízo ou terceiros molares são os últimos dentes que se acomodam na arcada dentária. Isso normalmente ocorre entre os 17 e 20 anos de idade. Estão em número de dois na arcada superior (maxila) e dois na arcada inferior (mandíbula), dispostos um de cada lado (direito e esquerdo).

Deixe seu Comentário:

=