Publicado por Redação em Dental - 22/04/2015 às 10:50:02

Dentes brancos e hálito fresco? Mude a dieta

Especialista recomenda alimentos que podem melhorar a qualidade dos seus dentes, gengiva e hálito

Para se ter uma boa saúde bucal é importante, além dos cuidados relacionados à higiene oral, manter uma dieta equilibrada com a predominância de alimentos que colaborem para que os dentes cresçam e permaneçam sempre fortes e saudáveis.

Para começar, um sorriso bonito pede muito consumo de água (pelo menos 2 litros por dia). “Além de possuir flúor (que ajuda no combate à cárie) a água também ajuda eliminar detritos, açúcares e ácidos da boca”, diz Alessandra de Lima Rocha, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein.

Dentes fortes

Se você está grávida ou tem filho pequeno em casa, comece desde cedo a mudar a dieta alimentar deles. Na fase intra-uterina ou quando os dentes de leite ainda estão crescendo (e depois sendo trocados por permanentes), é importante que se consuma alimentos que vão ajudar na formação dental.

“Para esses casos são indicados alimentos ricos em vitamina D (salmão, leite e derivados, gema, cereais integrais, soja e vegetais verdes escuros), A (couve e vegetais amarelos), fósforo (leguminosas e carnes) e magnésio (beterraba, espinafre e banana)”, diz Alessandra.

Gengiva saudável

A gengiva é responsável pela sustentação dos dentes e pela proteção dos ossos. Importantes para a formação do colágeno e para a cicatrização dos tecidos gengivais, os alimentos fontes de vitamina C não podem ser deixados de lado. “Para esse caso são indicadas algumas frutas (goiaba, acerola e caju), legumes (pimentão, tomate) e vegetais folhosos crus (brócolis, couve-flor, couve)”, diz a especialista.

Porém, Alessandra alerta quanto ao consumo de qualquer fruta. “As frutas cítricas (limão, laranja, tangerina, abacaxi, morango, kiwi e tamarindo) devem ser ingeridas com moderação, pois a acidez delas associada à escovação imediata, acelera o processo de erosão (desgaste das estruturas dentais) causando descoloração dos dentes e sensibilidade”, diz a especialista.

Dentes brancos

Funcionando como verdadeiros detergentes naturais, alguns alimentos (ricos em fibras) são capazes de estimular a produção de saliva, auxiliando na limpeza dos dentes e minimizando a formação de placa bacteriana. São eles, maçã, cenoura, pêra, pepino, rabanete, aipo e salsão. “Alimentos que auxiliam na limpeza dental, dão a impressão de que estão mais limpos e claros”, diz a especialista.

Morangos in natura contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas. Além da vitamina C, que ajuda a combater o acúmulo de placa. Já a caseína, um tipo de proteína encontrada principalmente no queijo, ajuda na reparação do esmalte dos dentes, junto com o cálcio e fósforo também presentes em produtos lácteos. Queijos duros, como o parmesão, são bons para o clareamento. Apenas um pedaço aumenta o fluxo de salivação que ajuda a eliminar restos de alimentos e neutraliza o pH da boca, que fica menos ácido e propenso à deterioração dos dentes.

Por outro lado, existem alimentos que mancham e amarelam os dentes (os bem pigmentados), como é o caso dos vinhos, refrigerantes, condimentos, cafés e alguns tipos de chás, como mate.

Hálito fresco

“Chás (verde e de alecrim), gengibre e hortelã ajudam na produção de saliva e possuem ação adstringente e antioxidante (eliminando as bactérias que causam o mau cheiro). Até o ato de mascar semente de anis, cravo e canela para “refrescar” o hálito costuma ser útil, porque as moléculas contidas nessas plantas têm atividade bactericida”, diz Alessandra.

Fonte: Portal Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Alveolite pode ser causada por extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço.

Dental, por Redação

Aprenda 10 passos para higiene bucal perfeita

É difícil saber qual é a melhor forma de fazer a higiene bucal. Muitos mitos ainda são divulgados, conselhos da vovó que não se aplicam mais e falta de tempo para marcar horário no dentista.

Deixe seu Comentário:

=