Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/09/2014 às 10:55:34
Demanda por crédito sobe só entre quem ganha até um salário mínimo
Pesquisa "Indicador de Atividade do Varejo" divulgada nesta quinta-feira (11) pela Serasa Experian aponta que a demanda por crédito nos últimos três anos cresceu apenas entre consumidores que recebem até um salário mínimo (R$ 724). A procura foi de 11,9% em 2011 para 22,8% em 2014.
Segundo a Serasa Experian, a menor demanda por crédito entre consumidores que ganham entre um e dez salários mínimos é reflexo da desaceleração do varejo e do próprio desempenho da economia brasileira.
“Os consumidores com até um salário mínimo de rendimentos são clientes em potencial e não devem ser excluídos por conta de seu holerite. A nova realidade requer novas ferramentas, novas políticas e modelos de gestão para manter o ciclo de negócios ativo”, argumenta Júlio Guedes, gerente-executivo de inteligência de dados da Serasa Experian.
Atualmente, segundo o estudo, 74% de quem busca financiamento de eletromóveis, 66% de quem compra vestuário no crédito e 57% de quem utiliza o crédito nas compras de material de construção ganha até dois salários mínimos.
O problema, contudo, está na possibilidade de aumento da inadimplência, alerta a Serasa. De acord com os economistas, são considerados de alto risco consumidores que apresentam uma probabilidade superior a 20% de não cumprirem seus compromissos financeiros nos primeiros quatro meses após a concessão de crédito.
O levantamento aponta que 50% dos consumidores da região Norte são de alto risco. O índice é menor no Nordeste (44%), Centro-Oeste (38%), Sudeste (37%) e Sul (36%).
Fonte: Serasa Experian