Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/05/2013 às 09:29:52
Demanda das empresas por crédito cresce 3,9% em abril
Depois de ter crescido 7,7% em março/13, a quantidade de empresas que procurou crédito avançou ainda mais em abril/13 crescendo 3,9% na comparação mensal, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com abril do ano passado, a demanda das empresas por crédito aumentou 1,4%, registrando a primeira taxa positiva neste critério de comparação após 11 meses consecutivos de quedas (entre maio/12 e março/13). No acumulado do primeiro quadrimestre de 2013, a procura das empresas por crédito apresentou queda de 4,9% frente ao mesmo período do ano passado, melhorando em relação à queda acumulada de 7,0% observada no primeiro trimestre.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento, tanto na comparação mensal quanto anual, da demanda das empresas por crédito, observado em abril/13, é sinal de que as empresas estão recuperando gradualmente seu ritmo de produção e, para tanto, intensificando suas buscas por crédito.
A exemplo do que ocorreu em março/13, as micro e pequenas empresas também se destacaram na busca por crédito em abril/13, avançando 4,2% sobre o resultado de março/13. Já as médias empresas recuaram -0,3% a sua demanda por crédito em abril/13 ao passo que nas grandes empresas houve alta de 0,6%.
No acumulado do ano, as micro e pequenas empresas ainda apresentam queda na procura por crédito: variação de -5,9% frente ao mesmo período do ano passado. Entretanto, tanto as médias quanto as grandes empresas estão com crescimentos em suas demandas por crédito nos primeiros quatro meses de 2013: altas de 9,4% e de 19,0%, respectivamente, perante o acumulado de janeiro a abril de 2012.
Com isso, todos os setores registraram crescimentos mensais na demanda das empresas por crédito em abril/13. O maior deles ocorreu no setor de serviços (4,4%), seguido pela alta de 4,3% nas empresas industriais. Já no comércio, o aumento da busca das empresas por crédito foi de 3,4%.
No período de janeiro a abril de 2013, todos os setores ainda acusam quedas em termos de demanda das empresas por crédito. A menor delas (-1,1%) ocorreu nas empresas de serviços. Já nas empresas comerciais e industriais, os recuos são bem mais expressivos: variações de -7,5% e de -6,8%, respectivamente, frente aos primeiros quatro meses de 2012.
As empresas da região Nordeste exibiram a maior alta da procura por crédito em abril/13: 8,0% frente a março/13. Nas empresas da região Centro-Oeste a alta foi de 6,3%. As empresas do Norte registraram expansão de 3,5% em suas procuras por crédito. Nas empresas da região Sul o crescimento foi de 3,0% em abril/13 e no Sudeste houve expansão de 2,7%.
Por fim, no acumulado dos primeiros quatro meses de 2013 os menores recuos nas demandas das empresas por crédito ocorreram no Norte (-3,2%) e no Sudeste (-4,2%), em comparação ao primeiro quadrimestre de 2012. No Centro-Oeste e no Nordeste as quedas foram de 4,5% e de 5,0%, respectivamente. E o maior declínio neste primeiro quadrimestre de 2013 foi observado na região Sul: variação de -7,1% frente aos primeiros quatro meses de 2012.
Fonte: JB
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) acelerou a alta para 0,47% na segunda quadrissemana de março, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta sexta-feira (16).
Notícias Gerais, por Redação
O Brasil passou da condição de recebedor, no passado, para doador de recursos a fundo perdido, em ajudas internacionais. A conclusão é do levantamento "O Brasil e os Fundos Multilaterais de Desenvolvimento", divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)
Deixe seu Comentário: