Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/07/2014 às 10:50:00

Definido o limite de reajuste dos planos de saúde individuais



A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) limitou em 9,65% o índice máximo de reajuste a ser aplicado aos planos de saúde médico-hospitalares individuais/familiares contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. O percentual, válido para o período de maio de 2014 a abril de 2015, incide sobre os contratos de 8,8 milhões de consumidores, o que representa 17,4% do total de 50,3 milhões de beneficiários de planos de assistência médica no Brasil.
 
A metodologia utilizada pela ANS para calcular o índice máximo de reajuste dos planos individuais é a mesma desde 2001 e leva em consideração a média ponderada dos percentuais de reajuste aplicados pelas operadoras aos planos coletivos com mais de 30 beneficiários. Os consumidores devem ficar atentos aos seus boletos de pagamento e observar se o percentual de reajuste aplicado é igual ou inferior ao limite definido pela ANS. Outro aspecto importante a ser observado é se a cobrança com o índice de reajuste está sendo feita a partir do mês de aniversário do contrato.

Em caso de dúvida, os consumidores devem entrar em contato com a ANS por meio do Disque ANS (0800 701 9656); pela Central de Atendimento ao Consumidor, no endereço eletrônico www.ans.gov.br; ou pessoalmente em um dos 12 Núcleos de atendimento da ANS existentes no país.
 

Veja como será aplicado o reajuste

O índice de reajuste autorizado pela ANS pode ser aplicado somente a partir da data de aniversário de cada contrato. É permitida a cobrança de valor retroativo caso a defasagem entre a aplicação e a data de aniversário seja, no máximo, de quatro meses.

Deverão constar claramente no boleto de pagamento o índice de reajuste autorizado pela ANS, o número do ofício de autorização da ANS, nome, código e número de registro do plano, bem como o mês previsto para aplicação do próximo reajuste anual. A relação dos reajustes autorizados encontra-se permanentemente disponível na página da ANS na internet www.ans.gov.br.
 
Veja abaixo exemplo de reajuste de um plano de saúde com aniversário em maio e com mensalidade de R$100,00:

 

informe reajuste 2014


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Governo obriga planos de saúde a criar ouvidorias

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (3) que as empresas de planos de saúde serão obrigadas a implantar ouvidorias próprias para atender aos seus beneficiários.

Saúde Empresarial, por Redação

RS oferece pelo SUS cirurgia para pacientes com Parkinson

O Rio Grande do Sul oferece, de forma inédita pelo SUS, uma cirurgia para implante de estimulador cerebral profundo em pacientes com a doença de Parkinson.

Saúde Empresarial, por Redação

Novo remédio contra tipo grave de câncer de pele é aprovado no Brasil

Um novo tratamento contra o melanoma, tipo de tumor que se forma na pele, foi aprovado no final do ano passado e agora está disponível para os pacientes brasileiros.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa e Receita apreendem lixo hospitalar enviado dos EUA

Nos documentos de importação, há uma falsa informação de que o material seria tecido de algodão com defeito. A importadora é uma empresa do ramo têxtil

Saúde Empresarial, por Redação

Albert Einstein é eleito o melhor da América Latina

Em ranking elaborado pela revista América Economia, instituição alcançou índice de qualidade de 94,05 pontos dos 100 possíveis. Indicadores como Capital Humano, Eficiência e Prestígio também foram considerados

Deixe seu Comentário:

=