Publicado por Redação em Dental - 15/08/2012 às 13:56:49

Cuidados com a escova de dente garantem uma boa saúde bucal

Dentistas alertam para os cuidados indispensáveis com a escova dental, para garantir a saúde bucal e um hálito agradável. Além dos cuidados com nossos dentes, é importante manter cautela especial com as escovas de dente, já que as mesmas devem estar em perfeitas condições para garantir o efeito desejado. Entre as indicações repassadas pelos profissionais a pessoa deve analisar as condições da escova para fazer a troca no momento certo.

De acordo com o dentista Gilberto Antônio Borges, a pessoa deve escolher uma escova pensando na efetividade dela. Deve ser macia ou extramacia. Além disso, é preciso tomar certos cuidados durante o período em que a escova esteja em uso. E o mais importante, evitar a contaminação cruzada, isto é, jamais dividir a escova com outra pessoa.

“Após a escovação, é preciso zelar por este material da higiene bucal, colocá-lo em soluções de hipoclorito de sódio (aquelas soluções de enxágue bucal), para que limpe a escova e evite a cultura de bactérias nesta. Então, é preciso lavar bem e deixá-la em local apropriado, e não de qualquer maneira no banheiro, haja vista que se trata de um ambiente usado para outros fins, a não ser a higiene bucal”, explica o dentista.

Quanto ao momento certo de trocar a escova, segundo Gilberto, é preciso observar as condições, pois cada pessoa escova os dentes de uma maneira. Para aqueles que utilizam mais força, a tendência é ter de trocar mais cedo a escova. “Isso se observa pelas condições das cerdas. As escovas mais novas têm as cerdas regulares e ainda macias. Com o tempo, as pontas das cerdas começam a ficar desfiadas, tornando-se menos efetivas por se apresentarem mais rígidas”, explica Gilberto. Ele ressalta a importância de o dentista sempre auxiliar o paciente na forma mais adequada para a escovação.

Outras sugestões repassadas pelos dentistas são: em casos de problemas de saúde, como dor de garganta, resfriados e gripes, é indicado trocar a escova, pois os germes podem acabar se alojando nas cerdas e levar à reinfecção; mantenha a escova seca para ajudar a diminuir a proliferação de germes e lave as mãos sempre depois de usar o banheiro, a fim de evitar que as bactérias passem para o cabo da escova de dente.

Dicas para manter a escova de dente limpa

• Lave sempre as mãos antes de começar a escovar os dentes;
• Faça um bochecho com água para eliminar resíduos maiores de comida, pois isso diminui as chances de eles se esconderem entre as cerdas depois;
• Após usar a escova, lave-a bem em água corrente.
E bata o cabo levemente na pia para eliminar o excesso de água;
• Borrife uma substância antimicrobiana, como a clorexidina, que costuma estar na fórmula dos enxaguatórios bucais;
• Guarde a sua escova no armário. Se ela ficar exposta, poderá ser contaminada pelos coliformes fecais dispersos no ar do banheiro.

Fonte: www.jmonline.com.br


Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheça riscos e benefícios do clareamento em 1 hora

Hoje é fácil conquistar um sorriso mais branco. No dentista ou em casa, os resultados são satisfatórios. Apesar da comodidade de fazer o procedimento no conforto do lar, optar pelo consultório pode ser sinônimo de segurança e economia de tempo.

Dental, por Redação

Criança também precisa de tratamentos de canal

Apesar de parecer estranho, algumas vezes é preciso tratar o canal de um dente de leite. Isso porque a medida garante que o crescimento dos ossos do rosto e a fala da criança não sejam prejudicados pela falta de um dente que caiu ou foi extraído precocemente.

Dental, por Redação

Bruxismo é associado ao estresse em 100% dos casos

Acordar com dor de cabeça ou na mandíbula pode ser sinal de bruxismo. Muitas pessoas apertam e rangem os dentes enquanto dormem, um problema progressivo que pode desgastar e até mesmo amolecer os dentes.

Dental, por Redação

Mastigar mais vezes ajuda a reduzir ingestão calórica

Segundo uma pesquisa da Universidade Médica Harbin, na China, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, mastigar cerca de 40 vezes antes de engolir a comida pode significar uma ingestão calórica 12% menor.

Deixe seu Comentário:

=