Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/05/2011 às 17:59:20

Crescimento Brasileiro se reduz, mas é sólido, diz OCDE

A economia do Brasil crescerá este ano 4,1% e 4,5% no próximo, assegurou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que alerta para tensões inflacionárias e para o déficit orçamentário. No ano passado, o Brasil registrou um crescimento de 7,5%.

"O aumento da inflação representa um risco maior que ameaçaria a credibilidade do Banco Central" e um fator que pode contribuir para isso é a entrada de capitais, indica a organização em seu relatório sobre Perspectivas Econômicas, divulgado nesta quarta-feira em Paris, onde a OCDE celebra seu 50 aniversário. No entanto, uma inversão dos fluxos de capitais "pode ser nefasta para o crescimento", considera a organização.

Os grandes investimentos em infraestrutura permitirão "alimentar um crescimento interno" nos próximos anos, o que pode causar "tensões inflacionárias" em um contexto "marcado por um mercado de trabalho tenso e pela dissipação dos efeitos da valorização da moeda".

Apesar das medidas adotadas pelo Banco Central, a OCDE recomenda "novos aumentos das taxas" para se antecipar à inflação, assim como um "plano de médio prazo para o saneamento orçamentário favorável ao crescimento".

"Favorecer o desenvolvimento dos mercados de capitais a médio prazo permitirá o aumento da capacidade do país em absorver as entradas de capitais e aumentar o potencial de crescimento a longo prazo", recomenda a organização.

Mesmo assim, a organização propõe ao governo "um compromisso para pôr em marcha um plano plurianual que permita que os mercados tenham segurança de que não dará marcha a ré, no futuro, nas medidas adotadas".

A demanda interna deve continuar sustentando o crecsimento econômico, embora possa ser reduzida progressivamente pelo endurecimento da política, e o ambicioso programa de infraestrutura, em particular no setor energético, permanecerá como um pilar sólido da conjuntura econômica, indica a OCDE.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 25.05.11


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Vacina contra ebola passa em teste inicial de segurança

Produto não causou efeitos colaterais graves em todos os 20 voluntários. Voluntários desenvolveram anticorpos anti-ebola em quatro semanas.

Notícias Gerais, por Redação

Entrada de novas empresas na Bovespa deve crescer em 2013

A estreia de novas empresas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) pode ganhar fôlego nos próximos meses, apoiada em juros menores,

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do consumidor tem alta em julho, diz CNI

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) nesta segunda-feira mostrou que o consumidor brasileiro continua confiante.

Notícias Gerais, por Redação

Desemprego em janeiro é o menor desde 2003, aponta IBGE

A taxa de desemprego de janeiro foi de 5,5%, a menor para o mês de janeiro desde o início da série (março de 2002). Os dados são da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), divulgada nesta sexta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias fecham em alta com acordo da UE

As ações europeias subiram nesta sexta-feira na tentativa de um rali de alívio, recuperando a maior parte das perdas da sessão anterior depois que a maioria dos líderes europeus concordou em trabalhar na direção de uma disciplina orçamentária mais rígida.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera em alta após cinco dias de quedas consecutivas

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera em leve alta nos primeiros negócios do pregão desta quinta-feira, após encerrar ontem em queda pelo quinto dia consecutivo.

Notícias Gerais, por Redação

Vitamina D ativa resposta do sistema imunológico à tuberculose

A vitamina D é necessária para ativar a resposta do sistema imunológico à tuberculose, aponta um estudo americano divulgado na quarta-feira (12). A descoberta pode levar a novos tratamentos contra a doença, que mata 1,8 milhão de pessoas por ano.

Deixe seu Comentário:

=