Publicado por Redação em Dental - 04/08/2014 às 10:20:38

Corticotomia acelera o tratamento com aparelho ortodôntico

A longa duração dos tratamentos com aparelhos ortodônticos pode ser abreviada com a corticotomia. Alguns estudos apontam que o tempo de redução do tratamento ortodôntico com a ajuda da corticotomia pode chegar a até quatro meses, ou seja cerca de 20% a menos do tempo estimado que levaria um tratamento típico de 18 a 21 meses.

Além do tempo, essa intervenção cirúrgica ajuda a superar limitações atuais da ortodontia, como possíveis complicações periodontais, falta de crescimento ósseo e o limite de movimento dentário. “Além de ser usada para diminuir o tempo de um tratamento ortodôntico, a aplicamos quando queremos facilitar a erupção de dentes ou ainda para corrigir a mordida aberta”, diz

Para realizá-la é feito cortes em linhas e perfurações ao redor do dente que se deseja movimentar para remodelar o osso e a gengiva. O objetivo é induzir uma aceleração do metabolismo ósseo que é intensificado com o uso do aparelho ortodôntico. “Embora não seja necessária a utilização da anestesia geral, nem internações hospitalares, esse procedimento é considerado uma cirurgia e para realizá-la é aplicada a anestesia local”, diz o especialista.

Pós operatório e suas complicações
Embora a corticotomia seja considerada um procedimento pouco invasivo, o pós operatório pode apresentar algumas complicações. “Dependendo do caso podemos observar desde ligeira perda óssea até o aparecimento de defeitos ósseos mais graves nos casos em que a distância entre raízes dentárias é pequena”, afirma José.

Ainda segundo o especialista, os pacientes que passam por esse procedimento costumam relatar alguns desconfortos após a cirurgia como inchaços e dor.  “Dependendo da extensão da área operada pode haver desconforto durante a alimentação e nesses casos é recomendada dieta líquida e pastosa. Hematomas subcutâneos podem ocorrer com menor frequência. Analgésicos e anti-inflamatório podem ser prescritos conforme a necessidade”.

Fonte: www.terra.com.br


Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

Pare de ranger os dentes em cinco passos

O ato de ranger os dentes – conhecido como bruxismo – pode ser decorrência de estresse, posicionamento errado dos dentes, entre outros fatores. O importante é diagnosticar a causa o quanto antes para tratar o problema.

Dental, por Redação

O que esperar de sua visita ao dentista

Antes de qualquer coisa, é importante achar um profissional com quem você se sinta à vontade. O passo seguinte é marcar uma consulta para um exame completo, mesmo que aparentemente não haja nada de errado.

Dental, por Redação

Incidência de cárie em Manaus diminui nos últimos nove anos

A cárie dentária atingiu 21.624 moradores de Manausem 2011, segundo dados do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em relação a 2003, a queda é de 3,2% no número de casos registrados em Manaus.

Dental, por Redação

Zona oeste exige mais dentistas no posto de saúde

A deterioração no serviço de atendimento odontológico na UBS do Jardim Leonor (zona oeste), em Londrina, motivou lideranças comunitárias a solicitarem providências à administração municipal e Ministério Público.

Dental, por Redação

Dicas de higiêne bucal para pessoas com necessidades especiais

Se você tem problemas de destreza ou uma incapacidade física, pode ser difícil segurar sua escova ou fio dental. Isso pode ser resolvido usando uns poucos "recursos caseiros" ou dispositivos listados a seguir:

Deixe seu Comentário:

=