Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/05/2012 às 08:53:41

Contração do setor privado da zona do euro aumenta em maio

O setor privado da zona do euro encolheu ainda mais este mês, à medida em que novos pedidos caíram, forçando empresas a atrasar a produção e cortar a força de trabalho, segundo índices de gerentes de compras preliminares (PMI, na sigla em inglês) do instituto Markit divulgados nesta quinta-feira.

E para a preocupação de formuladores de política econômica, a recessão que começou em membros periféricos menores está dirigindo-se para países centrais, como Alemanha e França, cujos crescimentos fracos têm deixado o bloco solvente.

"O enfraquecimento da produção manufatureira levou a economia da Alemanha a uma pequena contração pela primeira vez desde novembro", disse o economista sênior do Markit Tim Moore. O PMI composto da zona do euro, uma combinação dos índices dos setores manufatureiro e de serviços e visto como um guia do crescimento, caiu para 45,9 este mês ante 46,7 em abril, a menor leitura desde junho de 2009.

"A pesquisa é amplamente consistente com o Produto Interno Bruto caindo pelo menos 0,5% na região no segundo trimestre, ao passo que uma recessão crescente na periferia afeta França e Alemanha", disse o economista-chefe do Markit, Chris Williamson.

Dados oficiais mostraram que a zona do euro escapou da recessão por pouco, uma vez que a economia ficou estagnada no primeiro trimestre, apoiada por um forte crescimento na Alemanha. Mas uma pesquisa feita na semana passada prevê contração de 0,1% no atual trimestre.

Os setores de serviços e manufatureiro da zona do euro mostraram declínio da atividade num ritmo mais rápido que o esperado, apesar de as empresas cortarem preços para incentivar os negócios, de acordo com as leituras preliminares dos PMIs.

O PMI preliminar deste mês para o setor de serviços caiu para 46,5 ante 46,9 em abril, mínima de sete meses e abaixo das expectativas de 46,9. Maio é o quarto mês seguido em que o índice fica abaixo da linha de 50, que divide crescimento de contração.

Os manufatureiros mostraram um quadro similar, com o PMI caindo para 45,0, o menor nível desde junho de 2009, quando o bloco estava em recessão, e abaixo da leitura do mês passado de 45,9 e da expectativa de 46,0. O índice de produção para o setor, que guiou grande parte da recuperação do bloco na última recessão, encolheu para 44,7 ante 46,1.

Reuters News


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Embraer perde R$ 9,9 mi e culpa dólar e queda na entrega de jatos

A fabricante de aviões Embraer fechou o segundo trimestre com um inesperado prejuízo líquido de R$ 9,9 milhões. A companhia culpa o dólar mais alto e a entrega de menos jatos comerciais pelo resultado ruim.

Notícias Gerais, por Redação

Secretário afirma que economia do país voltou a crescer

O secretário- executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse que a economia brasileira voltou a acelerar e que está crescendo na faixa de 4% a 5% neste segundo semestre, segundo a publicação desta terça-feira no site oficial da entidade.

Notícias Gerais, por Redação

Governo tem 3 meses para cumprir 44% do esforço fiscal para 2012

O governo central tem apenas três meses para cumprir 44% do total programado para o superávit primário em 2012, que é a economia feita para pagar juros da dívida pública.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia sobem por Itália e inflação menor na China

A maioria das bolsas de valores asiáticas fechou em alta nesta quarta-feira, depois que o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, admitiu renunciar, gerando esperança de que o país altamente endividado possa dar continuidade a reformas e impedir o espalhamento da crise pela zona do euro.

Notícias Gerais, por Redação

Lupa no Imposto mostrará tributo no preço dos produtos

O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) lança hoje uma ferramenta eletrônica que permite aos consumidores ter uma ideia de quanto pagam em tributos na hora de comprar produtos e serviços.

Deixe seu Comentário:

=