Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/06/2011 às 10:30:32

Consumidores estão mais à vontadade para comprar casa ou carro

SÃO PAULO - Os consumidores se mostraram confiantes  quando se trata de comprar uma casa ou um carro agora, do que há seis meses. Além disso, a confiança para comprar itens da casa, como fogão ou geladeira, foi bem alta no mês de maio.

De acordo com o INC (Índice Nacional de Confiança) da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), a parcela dos que se sentem um pouco mais ou muito mais à vontade para adquirir um carro ou uma casa subiu um ponto percentual, passando de 33% em abril, para 34% em maio. No sentido oposto, a parcela dos que se dizem um pouco e muito menos à vontade caiu de 34% para 33% no mesmo período.

O INC dos consumidores que se mostraram mais à vontade para comprar itens para casa avançou um ponto percentual em maio em relação ao mês anterior: de 45% para 46%. Já a média dos brasileiros que afirmaram se sentir um pouco menos ou muito menos à vontade para comprar esse tipo de produto agora do que há seis meses ficou em 27%, frente aos 26% registrados um mês antes.

Região e classe social
Ao considerar as compras maiores, como as de um carro ou casa, a pesquisa aponta que as classes sociais A e B estão mais à vontade, com 46% das respostas, contra 33% da C e 18% da DE.

A região Sul apresentou 56% da população declarando estar um pouco ou muito mais à vontade com as compras maiores. O Sudeste ficou com 31%, seguido pela região Nordeste (29%) e pelas regiões Norte e Centro-Oeste, onde o índice foi de 24%.

Próximos seis meses
Quando se trata das perspectivas para o futuro, 45% dos consumidores estão um pouco ou muito mais confiantes na sua capacidade de investir nos próximos meses. O número caiu um ponto percentual frente os dados de abril, quando estava em 46%.

Apesar da leve queda do otimismo quanto ao futuro, a parcela da população que se sente muito menos ou um pouco menos confiante na sua capacidade de investir no futuro se manteve a mesma de abril, em 23%.

Fonte: web.infomoney.com.br | 08.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa Futuro inicia em alta na esteira de ganhos do mercado externo

Os contratos com vencimento em abril do Ibovespa Futuro abriram o pregão desta sexta-feira (16) em alta de 0,21%, sendo negociados aos 68.375 pontos, seguindo o viés positivo apresentado na Europa no aguardo de dados econômicos dos Estados Unidos.

Notícias Gerais, por Redação

Após crise com emendas, governo de SP cadastra ONGs

Quatro meses depois de as suspeitas sobre negociação de emendas em São Paulo virem à tona, o governo estadual lançou duas medidas para tentar dar transparência a seus gastos: um cadastro de entidades com as quais mantém convênios e um portal que reúne informações sobre despesas do Estado.

Notícias Gerais, por Redação

Investimentos públicos crescem 110% em 15 anos, aponta Ipea

O investimento público cresceu 110,7% ao passar de R$ 49,5 bilhões, em 1995, para R$ 104,3 bilhões, em 2010. Os dados são do comunicado "Como anda o investimento público no Brasil?", divulgado nesta quinta-feira (28) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão ligado à Presidência da República.

Notícias Gerais, por Redação

Rússia pede na ONU garantias sobre escudos antimísseis dos EUA

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, pediu novamente nesta terça-feira, diante da Assembleia Geral da ONU, "garantias legais sólidas" sobre o projeto de escudo antimísseis americano que será montado na Europa.

Deixe seu Comentário:

=