Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/06/2011 às 10:30:32

Consumidores estão mais à vontadade para comprar casa ou carro

SÃO PAULO - Os consumidores se mostraram confiantes  quando se trata de comprar uma casa ou um carro agora, do que há seis meses. Além disso, a confiança para comprar itens da casa, como fogão ou geladeira, foi bem alta no mês de maio.

De acordo com o INC (Índice Nacional de Confiança) da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), a parcela dos que se sentem um pouco mais ou muito mais à vontade para adquirir um carro ou uma casa subiu um ponto percentual, passando de 33% em abril, para 34% em maio. No sentido oposto, a parcela dos que se dizem um pouco e muito menos à vontade caiu de 34% para 33% no mesmo período.

O INC dos consumidores que se mostraram mais à vontade para comprar itens para casa avançou um ponto percentual em maio em relação ao mês anterior: de 45% para 46%. Já a média dos brasileiros que afirmaram se sentir um pouco menos ou muito menos à vontade para comprar esse tipo de produto agora do que há seis meses ficou em 27%, frente aos 26% registrados um mês antes.

Região e classe social
Ao considerar as compras maiores, como as de um carro ou casa, a pesquisa aponta que as classes sociais A e B estão mais à vontade, com 46% das respostas, contra 33% da C e 18% da DE.

A região Sul apresentou 56% da população declarando estar um pouco ou muito mais à vontade com as compras maiores. O Sudeste ficou com 31%, seguido pela região Nordeste (29%) e pelas regiões Norte e Centro-Oeste, onde o índice foi de 24%.

Próximos seis meses
Quando se trata das perspectivas para o futuro, 45% dos consumidores estão um pouco ou muito mais confiantes na sua capacidade de investir nos próximos meses. O número caiu um ponto percentual frente os dados de abril, quando estava em 46%.

Apesar da leve queda do otimismo quanto ao futuro, a parcela da população que se sente muito menos ou um pouco menos confiante na sua capacidade de investir no futuro se manteve a mesma de abril, em 23%.

Fonte: web.infomoney.com.br | 08.06.11


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pela primeira vez, novos casos de aids têm queda, afirma ONU

Novas infecções diminuíram 33% entre 2001 e 2012; ação de combate global se inspirou no Brasil

Notícias Gerais, por Redação

Dólar opera com leve alta nesta terça-feira

O dólar comercial opera com valorização em relação ao real nesta terça-feira (12), em linha com o movimento da moeda no exterior, e após uma interveção do Banco Central na véspera ter segurado a moeda acima do nível de R$ 1,95, visto por muitos como o limite inferior de uma banda informal.

Notícias Gerais, por Redação

Empresas deverão enviar cópia de contrato aos consumidores por correio

A Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei que obriga as empresas prestadoras de serviço de televisão por assinatura, telefonia e internet enviarem aos consumidores a cópia do contrato de adesão por correio, com aviso de recebimento.

Notícias Gerais, por Redação

Menos juros e mais crédito

Os reflexos dessa mudança sobre nossa economia são positivos e permitem que o governo continue ganhando fôlego para fazer os investimentos de que o nosso país precisa.

Notícias Gerais, por Redação

IR: mudou de emprego durante 2011? Saiba como declarar a renda obtida no ano

Caso você tenha mudado de emprego durante o ano passado, você deve informar as duas empresas como fontes pagadoras em sua declaração de Imposto de Renda ano-base 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega reafirma que PIB deve ficar em torno de 3%

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (16) que o crescimento da economia brasileira em 2011 deve ficar em torno de 3%. Pela manhã, o Banco Central divulgou um indicador de atividade que aponta para um crescimento de 2,79% no ano passado.

Deixe seu Comentário:

=