Publicado por Redação em Dental - 23/07/2013 às 16:00:47
Conheça riscos e benefícios do clareamento em 1 hora
Hoje é fácil conquistar um sorriso mais branco. No dentista ou em casa, os resultados são satisfatórios. Apesar da comodidade de fazer o procedimento no conforto do lar, optar pelo consultório pode ser sinônimo de segurança e economia de tempo. De 45 minutos a uma hora é quanto se leva para clarear o sorriso na cadeira do profissional, enquanto em casa leva-se, em média, três semanas.
![]() |
Apesar da comodidade de fazer o clareamento caseiro, optar pelo consultório pode ser sinônimo de segurança e economia de tempo. De 45 minutos a uma hora é quanto se leva para clarear o sorriso na cadeira do profissional, enquanto em casa leva-se, em média, três semanas |
No método caseiro, o gel usado é o peróxido de carbamida mais fraco que o do consultório. O paciente recebe uma moldeira feita sob medida e é orientado a dormir com ela ou usá-la duas vezes ao dia, e repetir o processo por alguns dias.
Segundo o especialista em odontologia estética, Mauro Piragibe, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia, mesmo clareando os dentes em casa é preciso ter o acompanhamento de um profissional e seguir criteriosamente suas instruções. “Sem acompanhamento profissional, o clareamento pode provocar úlceras nas mucosas, gengivite, perda de papila (gengiva entre os dentes)”, diz Piragibe.
![]() A rapidez no resultado se dá pelo produto usado gel à base de peróxido de hidrogênio e pelo uso de luzes LED ou Laser são as mais comuns. Outro ponto é que a concentração da substância usada pelo profissional é mais forte |
O tratamento é contraindicado para pacientes gestantes ou amamentando, com cárie, placa bacteriana, gengivite, ou outras doenças da boca. “O risco de ter sensibilidade nos dentes é maior em quem tem cárie”, explica o cirurgião-dentista Joel dos Santos.
Em média, o resultado dura dois anos, dependendo do estilo de vida do paciente. Para prolongá-lo é preciso evitar alimentos pigmentados, como café, refrigerante, chocolates e, principalmente, não fumar. Também é preciso fazer a higiene bucal adequada e manter as visitas regulares ao dentista.
![]() |
No método caseiro, o gel usado é o peróxido de carbamida mais fraco que o do consultório. O paciente recebe uma moldeira feita sob medida e é orientado a dormir com ela ou usá-la duas vezes ao dia, e repetir o processo por alguns dias |
A rapidez no resultado se dá pelo produto usado gel à base de peróxido de hidrogênio e pelo uso de luzes LED ou Laser são as mais comuns. Outro ponto é que a concentração da substância usada pelo profissional é mais forte |
![]() |
![]() |
Mesmo clareando os dentes em casa é preciso ter o acompanhamento de um profissional e seguir criteriosamente suas instruções. Sem acompanhamento profissional, o clareamento pode provocar úlceras nas mucosas, gengivite, perda de papila (gengiva entre os dentes) |
Fonte: Saúde Terra
Posts relacionados
Respirar pela boca prejudica saúde bucal
Respirar pela boca é um hábito que pode ser adquirido desde a infância. O problema é que não usar o nariz para inspirar e expirar pode comprometer a saúde oral e geral de uma pessoa.
Saiba como limpar a escova dental
Muito se é falado sobre higiene bucal. Como escovar os dentes corretamente e a maneira certa de passar o fio dental são informações disseminadas há muito tempo.
Até 2014, MS receberá R$ 54,96 mi para o Programa Brasil Sorridente
Para fortalecer o Programa Brasil Sorridente, o Governo Federal irá destinar R$ 3,6 bilhões para ampliação das equipes de Saúde Bucal e de Centros de Especialidades Odontológicas, até 2014.
Cientistas descobrem nova molécula anti-cáries
Aparentemente, cárie será uma coisa da qual as crianças não mais precisarão se preocupar.
Cuidados com a saúde bucal na terceira idade devem ser redobrados
Quando o assunto é higiene bucal, logo pensamos na escovação dos dentes. Claro que a higienização e o uso do fio dental são essenciais para manter a higiene bucal, mas é importante saber que boca é composta pelos dentes, gengiva, língua e garganta.
Dicas de Saúde Bucal
Muitas vezes, após escovar seus dentes, você ainda é surpreendido por um gostinho desagradável na boca. É que fatalmente sobraram resíduos de alimentos e placa bacteriana entre alguns dentes,