Publicado por Redação em Dental - 21/05/2014 às 09:32:46

Conheça as três maiores causas do mau hálito e evite-as

Cortar algum alimento ou comê-lo em excesso pode causar halitose. Medicamentos para emagrecer e estresse da privação de comida também agravam o quadro

Ficar sem comer por longos períodos ou ingerir alimentos “errados” excessivamente pode causar halitose. E a má alimentação é a terceira causa mais comum de mau hálito, isso inclui pular refeições ou ficar mais do que quatro horas sem comer.

Ocorre que ficar muito tempo de estômago vazio leva à hipoglicemia (queda de açúcar no sangue). Para evitar que isso aconteça em larga escala, o organismo começa a queimar gordura para preservar a glicose e manter a obtenção de energia necessária para a sobrevivência. “Essa queima de gordura produz ácidos graxos que escapam durante as trocas gasosas em nível pulmonar, comprometendo a qualidade do hálito”, diz Mariana Pereira Alves, cirurgiã-dentista e coordenadora CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose).

Porém, a escolha da dieta errada também pode causar o mau cheiro na boca. Segundo a especialista, uma alimentação rica em lipídios (alimentos gordurosos) resulta em altos níveis de acidez que produzem um cheiro desagradável no hálito. Ela explica que alguns alimentos, quando consumidos exageradamente, podem causar a halitose, principalmente se essa comilança não for seguida de uma boa higienização da boca. São eles, carne, queijo, alho, cebola, azeitonas, ovos, alimentos condimentados, maionese, chocolate, leite, salame, presunto, mortadela, repolho, sardinha, alcachofra, couve-flor e brócolis.  
 
Medicamentos também são vilões
O uso de medicamentos para emagrecer também contribui para o mau hálito. “Os remédios para emagrecer produzem alterações na composição e na quantidade de saliva. Eles geram a redução do fluxo salivar, aumentando a descamação da mucosa bucal e o acúmulo de bactérias no dorso na língua. Dessa forma, produzem uma camada amarela esbranquiçada conhecida como saburra lingual, que é uma das causas mais freqüentes do mau hálito”, diz Mariana.
 
Até o psicológico da pessoa que está fazendo a dieta pode atrapalhar o hálito. O estresse causado pela necessidade de emagrecer também causa queda no fluxo salivar e no açúcar do sangue. Por isso, quando decidir que precisa de uma dieta é importante pedir auxílio a um médico especializado e reforçar a higienização da boca. 

Fonte: www.terra.com.br


Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

Idosos são beneficiados com o uso de aparelho ortodôntico

Terceira idade é o termo utilizado para representar a população de indivíduos com mais de 60 anos de idade. O número de idosos cresce de maneira significativa graças aos avanços na medicina, na tecnologia e na melhora das condições de vida e de trabalho.

Dental, por Redação

Redobrar os cuidados com a higiene bucal noturna ajuda a prevenir cáries

Para evitar problemas nos dentes, não basta ir ao dentista regularmente. É preciso fazer sua parte em casa, com uma boa escovação e, principalmente, o uso diário do fio dental.

Dental, por Redação

O que a Odontologia minimamente invasiva faz por você?

Saúde bucal é coisa séria, mas ainda tem muita gente que só se lembra de recorrer a um cirurgião-dentista quando sente dor. E, numa hora dessas, alguns nem se preocupam se o profissional escolhido tem acompanhado as evoluções da Odontologia ou se é adepto da abordagem minimamente invasiva.

Dental, por Redação

Botox, CFO e uma polêmica na odontologia

Com base em uma resolução publicada nesta segunda-feira (5), no DOU (Diário Oficial da União), o Conselho Federal de Odontologia proibiu o uso de botox e do ácido hialurônico por dentistas, para fins estéticos.

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=