Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/10/2012 às 09:32:57

Confiança do consumidor recua 0,3% em outubro, aponta FGV

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas recuou 0,3% em outubro na comparação com setembro, ao passar de 122,1 pontos para 121,7 pontos, informou a FGV nesta quinta-feira. Segundo a FGV, houve manutenção da percepção de melhora na situação atual, porém foi registrado um menor otimismo com a possibilidade de novos ganhos nos meses seguintes. Em setembro, o índice havia subido 1,4% na comparação com agosto.

O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1%, passando de 136,4 pontos em setembro para 137,7 pontos em outubro. Já o Índice de Expectativas recuou 1%, de 115,0 pontos para 113,8 pontos no período.

A proporção de consumidores que avaliam a situação atual como boa aumentou de 24,5%, para 24,9%, e a dos que a consideram ruim diminuiu de 21,3% para 20,3% no mesmo período.

Por sua vez, o indicador que mede a intenção de compras de bens duráveis nos próximos meses recuou 1,8% em outubro. O indicador passou de 88,7 para 87,1 pontos, o menor nível desde fevereiro deste ano (79,8 pontos).

Assim, a parcela dos consumidores que projetam comprar mais diminuiu de 17,5% para 16,2%, enquanto a dos que preveem comprar menos aumentou de 28,8% para 29,1%.

Apesar disso, o governo tem defendido que a economia já começou a se recuperar. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse nesta semana que o Brasil estará crescendo, a uma taxa anualizada, cerca de 4% neste segundo semestre e em 2013.

Fonte: Terra


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Balança comercial tem superávit de R$ 1,47 bilhão em julho

A balança comercial registrou superávit de US$ 758 milhões na terceira semana de julho, informou nesta segunda-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Notícias Gerais, por Redação

Brasileiros estão identificando mais os tributos pagos

Os brasileiros estão identificando mais os tributos pagos indiretamente sobre produtos e serviços. Ao menos, é o que informa pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Rio de Janeiro), intitulada "Impacto de Tarifas e Tributos".

Notícias Gerais, por Redação

Setor privado emprega maior parte dos formados em Administração

O setor privado é o que emprega a maior parte dos profissionais formados em administração de empresas, segundo revela pesquisa realizada pelo CFA (Conselho Federal de Administração), elaborada pela FIA (Fundação Instituto de Administração).

Notícias Gerais, por Redação

Serviços representam um terço da alta da inflação, aponta IBGE

Além dos alimentos, outras categorias de produtos pressionam a inflação em 2011.

Deixe seu Comentário:

=