Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/09/2012 às 08:56:56

Como se preparar para declarar Imposto de Renda pela 1ª vez

Mudar de cidade ou não? Uma consultoria mostra que 79% das empresas consideram disponibilidade para mudar de cidade um fator importante para o desenvolvimento de líderes

Dúvida do internauta: Eu nunca precisei declarar o Imposto de Renda. A partir de agosto deste ano, eu tive um desconto no meu salário. Quando terei que declarar? E o que eu preciso saber para declarar pela primeira vez?

de Rodrigo Paixão*:

Inicialmente, gostaria de ressaltar a seguinte informação: o simples fato de existir imposto de renda retido na fonte sobre seus rendimentos de salário não é um fator que lhe obrigaria a apresentar uma declaração de imposto de renda.

Contudo, havendo imposto retido na fonte e deduções legais que suportem a redução do imposto, existem grandes chances de se recuperar parte do imposto retido ou até mesmo todo o imposto recolhido durante o ano.

Para verificar se você está obrigado a apresentar uma declaração de imposto de renda, no website da Secretaria da Receita Federal você poderá encontrar as situações mais comuns que obrigam os contribuintes a apresentar uma declaração.

Caso você se enquadre em uma situação que o obrigue a apresentar a declaração, desde já fique ciente que as declarações, normalmente, devem ser apresentadas entre os meses de março e abril, através de meio eletrônico.

Para facilitar o preparo da declaração procure organizar todas as informações que você possuir acerca dos rendimentos, deduções, bens, direitos e dívidas, de maneira que, no momento de preparo, nenhuma informação seja perdida ou esquecida.

Se houver dúvida no preenchimento de qualquer informação no formulário da declaração, procure ajuda para evitar futuras complicações.

Preparar uma declaração de imposto de renda pode parecer simples, más não é. Se assim fosse, a página contendo as perguntas frequentes (perguntas e respostas ou "perguntão") da Secretaria da Receita Federal não teria mais de 600 perguntas diferentes.

Persistindo alguma dúvida, busque orientação de um profissional.

*Rodrigo Paixão é coordenador de Imposto de Renda de Pessoa Física na H&R Block Brasil. A H&R Block é líder mundial no preparo de declaração de IR, com atuação nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Índia e Brasil. Rodrigo está respondendo a coluna temporiariamente, durante as férias da especialista Eliana Lopes.

Fonte: exame.abril.com.br


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

INSS vai construir duas novas agências no MS

O gerente-executivo do INSS em Campo Grande (MS), Joaquim Cândido Teodoro de Carvalho assinou dois contratos nesta segunda-feira (20) para construção de duas novas agências da Previdência Social, localizadas na cidade de Rio Verde do Mato Grosso e Miranda.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega: redução da Selic pode conter valorização do real

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a decisão do Banco Central (BC) de baixar a taxa básica de juros (Selic) de 7,5% para 7,25% colabora para reduzir o diferencial de taxas entre o Brasil e outros países no mundo. "

Notícias Gerais, por Redação

Bancos terão linha de crédito para pessoas portadoras de deficiência

Após reunião do Conselho Monetário Nacional nesta quinta-feira, o Banco Central (BC) regulamentou medida para estimular os bancos a terem linhas de crédito específicas para pessoas portadoras de deficiência.

Notícias Gerais, por Redação

Bancos brasileiros têm US$ 16,4 bilhões na zona do euro

Os bancos brasileiros têm US$ 16,4 bilhões em títulos públicos e privados dos países da zona do euro, diz relatório do BIS (BC dos BCs).

Notícias Gerais, por Redação

Em sessão instável, Bovespa fecha com perdas de 0,25%

A retração da Bolsa brasileira foi moderada pelo bom desempenho dos papéis da Vale e da Petrobras (os ativos mais negociados no pregão), principalmente da mineradora, que viu suas ações preferenciais subirem 0,92% e as ordinárias, 0,88%.

Deixe seu Comentário:

=