Publicado por Redação em Dental - 12/12/2012 às 16:33:23
Como as escolas educam as crianças sobre saúde bucal
A odontologia moderna trabalha a prevenção como melhor forma de diminuir as doenças bucais. Este é o meio mais simples, barato e inteligente de garantir uma população saudável e consciente. Fazer com que as pessoas frequentem mais os consultórios dos dentistas resulta em diagnósticos mais ágeis e, muitas vezes, em uma boca livre de cáries, periodontites, halitoses. Mas, para que a importância da saúde oral seja absorvida, nada melhor do que educar as crianças desde cedo.
Ao falar em educação, a escolinha exerce um papel fundamental de aliada dos pais, e isso também serve para saúde bucal. Assim que começa a ter coordenação motora, a criança deve ser estimulada e motivada a cuidar de sua higiene pessoal. Com atividades lúdicas e em grupos, é possível mudar um comportamento e oferecer o conhecimento necessário para tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos pequenos.
“O diálogo com as crianças é fundamental, explicar para elas a importância da higiene bucal e porque devem escovar os dentes, afinal de contas os ‘bichinhos’ (cáries) aparecem quando os dentes estão sujos e com resto de comida”, diz a professora Marcia Paiva, pedagoga da assessoria educacional Terceiro Passo. Segundo a especialista, livros e filmes educativos, ajudam a ilustrar a explicação.
É importante se informar de que forma o assunto é abordado na escola de seu filho. Perguntar para a professora ou coordenadora pode tranquilizar os pais. “Os próprios filhos podem dar esse alerta para os pais, uma vez que contem em casa algo relacionado com o assunto que tenham visto na escola, então é sempre bom estimulá-lo”, afirma Paiva.
É bom lembrar que o papel dos pais é o mais importante para a criança. Hábitos de higiene são adquiridos em casa, de acordo com a frequência, a rotina e a importância que se é dada. “Os pais também podem procurar por livros e filmes educacionais e se necessário consultar um dentista para mais esclarecimentos”, recomenda a professora.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Acupuntura supera tratamento convencional em problemas odontológicos
Além dos tradicionais instrumentos para realização de procedimentos odontológicos, os dentistas já podem contar com novas aliadas no tratamento dos pacientes: agulhas ultrafinas, aplicadas em determinados pontos do corpo, na terapia de acupuntura.
Mercado carioca de odontologia cresce 177% em menos de seis anos
Com quase 16 milhões de habitantes, o Estado do Rio de Janeiro apresenta um dos maiores crescimentos no setor nacional de assistência odontológica. Em 2006, a região possuía 863 mil beneficiários com algum tipo de cobertura nesse segmento.
Mau hálito pode ser eliminado
O mau hálito (halitose) incomoda tanto o paciente, como quem está perto dele. A dentista e professora do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM),
Famílias de baixa renda poderão receber kit de saúde bucal
As famílias com renda mensal inferior a dois salários mínimos poderão ter acesso gratuitamente a kit com escova de dente, creme dental fluoretado e fio dental. A medida está prevista no Projeto de Lei 2263/11, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que aguarda votação na Câmara.
Alergia ao aparelho ortodôntico! Causas e sintomas.
Este post sobre alergia ao Aparelho Ortodôntico ou dermatite de contato ao níquel é resposta de um E-mail de uma mãe desesperada pela situação que a filha passou em um tratamento ortodôntico, e pode ser dúvida de alguns pacientes.


