Publicado por Redação em Dental - 12/12/2012 às 16:33:23
Como as escolas educam as crianças sobre saúde bucal
A odontologia moderna trabalha a prevenção como melhor forma de diminuir as doenças bucais. Este é o meio mais simples, barato e inteligente de garantir uma população saudável e consciente. Fazer com que as pessoas frequentem mais os consultórios dos dentistas resulta em diagnósticos mais ágeis e, muitas vezes, em uma boca livre de cáries, periodontites, halitoses. Mas, para que a importância da saúde oral seja absorvida, nada melhor do que educar as crianças desde cedo.
Ao falar em educação, a escolinha exerce um papel fundamental de aliada dos pais, e isso também serve para saúde bucal. Assim que começa a ter coordenação motora, a criança deve ser estimulada e motivada a cuidar de sua higiene pessoal. Com atividades lúdicas e em grupos, é possível mudar um comportamento e oferecer o conhecimento necessário para tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos pequenos.
“O diálogo com as crianças é fundamental, explicar para elas a importância da higiene bucal e porque devem escovar os dentes, afinal de contas os ‘bichinhos’ (cáries) aparecem quando os dentes estão sujos e com resto de comida”, diz a professora Marcia Paiva, pedagoga da assessoria educacional Terceiro Passo. Segundo a especialista, livros e filmes educativos, ajudam a ilustrar a explicação.
É importante se informar de que forma o assunto é abordado na escola de seu filho. Perguntar para a professora ou coordenadora pode tranquilizar os pais. “Os próprios filhos podem dar esse alerta para os pais, uma vez que contem em casa algo relacionado com o assunto que tenham visto na escola, então é sempre bom estimulá-lo”, afirma Paiva.
É bom lembrar que o papel dos pais é o mais importante para a criança. Hábitos de higiene são adquiridos em casa, de acordo com a frequência, a rotina e a importância que se é dada. “Os pais também podem procurar por livros e filmes educacionais e se necessário consultar um dentista para mais esclarecimentos”, recomenda a professora.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Obesos são mais propensos a ter doenças bucais
Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 49% da população brasileira estão acima do peso. A obesidade é um problema enfrentado no mundo inteiro e encarado como epidemia, até mesmo à frente da desnutrição.
Conheça iniciativas sociais que cuidam da saúde bucal
A saúde bucal tem ganhado mais atenção dos holofotes em vários âmbitos, inclusive entre projetos sociais. A importância de ter uma boca saudável é disseminada e trabalhada em diversas frentes entre ONGs, pelo governo e profissionais da saúde. Conheça alguns deles.
Transtornos alimentares prejudicam saúde bucal; entenda
Os transtornos alimentares normalmente surgem em situações de maior vulnerabilidade emocional, ou seja, nos momentos de crise ou transição.
O que é dor orofacial?
Dor orofacial pode ser definida como uma dor que acomete a região orofacial, ou seja, a boca, a face, a cabeça e o pescoço. São dores que podem ocorrer devido a problemas musculares, da articulação temporomandibular (ATM), dos dentes, dos vasos sanguíneos e/ou dos nervos.
Raiz de alcaçuz combate bactérias bucais
Quando o assunto é balas de alcaçuz, é possível que você queira trocar as outras guloseimas por uma bala que possa ajudar a manter seus dentes e gengivas saudáveis.


