Publicado por Redação em Dental - 12/12/2012 às 16:33:23
Como as escolas educam as crianças sobre saúde bucal
A odontologia moderna trabalha a prevenção como melhor forma de diminuir as doenças bucais. Este é o meio mais simples, barato e inteligente de garantir uma população saudável e consciente. Fazer com que as pessoas frequentem mais os consultórios dos dentistas resulta em diagnósticos mais ágeis e, muitas vezes, em uma boca livre de cáries, periodontites, halitoses. Mas, para que a importância da saúde oral seja absorvida, nada melhor do que educar as crianças desde cedo.
Ao falar em educação, a escolinha exerce um papel fundamental de aliada dos pais, e isso também serve para saúde bucal. Assim que começa a ter coordenação motora, a criança deve ser estimulada e motivada a cuidar de sua higiene pessoal. Com atividades lúdicas e em grupos, é possível mudar um comportamento e oferecer o conhecimento necessário para tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos pequenos.
“O diálogo com as crianças é fundamental, explicar para elas a importância da higiene bucal e porque devem escovar os dentes, afinal de contas os ‘bichinhos’ (cáries) aparecem quando os dentes estão sujos e com resto de comida”, diz a professora Marcia Paiva, pedagoga da assessoria educacional Terceiro Passo. Segundo a especialista, livros e filmes educativos, ajudam a ilustrar a explicação.
É importante se informar de que forma o assunto é abordado na escola de seu filho. Perguntar para a professora ou coordenadora pode tranquilizar os pais. “Os próprios filhos podem dar esse alerta para os pais, uma vez que contem em casa algo relacionado com o assunto que tenham visto na escola, então é sempre bom estimulá-lo”, afirma Paiva.
É bom lembrar que o papel dos pais é o mais importante para a criança. Hábitos de higiene são adquiridos em casa, de acordo com a frequência, a rotina e a importância que se é dada. “Os pais também podem procurar por livros e filmes educacionais e se necessário consultar um dentista para mais esclarecimentos”, recomenda a professora.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Escova dental deve ser trocada após gripe, resfriado e infecção bucal
As escovas podem disseminar germes, fungos e bactérias
Implantes garantem sorriso novo em uma hora
Pode esquecer a dentadura. Em uma hora já é possível sair do dentista com próteses novas. Técnicas mais modernas de reabilitação oral recuperam a dentição com tratamentos menos invasivos, resultados rápidos e sem dor.
Transtornos alimentares prejudicam saúde bucal; entenda
Os transtornos alimentares normalmente surgem em situações de maior vulnerabilidade emocional, ou seja, nos momentos de crise ou transição.
MS garante 100 Unidades Odontológicas Móveis
População de municípios inseridos no Plano Brasil Sem Miséria será beneficiada com tratamento clínico e ações de promoção e prevenção à saúde bucal. Cada unidade móvel tem capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês


