Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/07/2011 às 09:59:31
Comércio poderá vender só eletroeletrônicos com novo plugue a partir desta sexta
SÃO PAULO - O comércio só poderá vender aparelhos eletroeletrônicos com plugues padrão a partir desta sexta-feira (1). Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), o padrão, determinado pela Portaria 185, de julho de 2000, está totalmente implementado, com mercado abastecido e baixo índice de irregularidades de produtos à venda e sem abuso de preços ao consumidor.
"Em cidades mais remotas do País, o comércio só vende plugues e tomadas dentro do padrão, o que comprova que a indústria e a revenda se adequaram", afirmou o diretor de Qualidade, Alfredo Lobo.
O que mudou?
Antes da padronização, havia 12 tipos de plugues e oito tipos tomadas diferentes. Agora, com a padronização, o mercado brasileiro passa a ter dois modelos de plugues e tomadas, de dois e três pinos. Além disso, os aparelhos devem somente plugues com pinos redondos e não mais pinos chatos.
Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento. O terceiro pino faz o papel do fio-terra. A função dele é evitar que o consumidor sofra um choque elétrico, ao ligar aparelhos que estejam em curto-circuito. Neste caso, a corrente elétrica flui e é descarregada pelo sistema de aterramento, evitando choque ao usuário do aparelho.
De acordo com o Inmetro, os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deverá constar na embalagem dos produtos.
Ainda segundo o instituto, em cerca de 20% dos casos, o usuário terá dificuldade de conexão entre os plugues e tomadas padronizados e antigos. Nesses casos, dever se trocada a tomada, utilizando a padronizada.
Fonte: web.infomoney.com.br | 01.07.11
Posts relacionados
Taxa de inadimplência no Brasil foi de 5,5% no ano, diz BC
A taxa de inadimplência geral (para pessoa física e pessoa jurídica) ficou em 5,5% no mês passado, ante a 5,6% em novembro, segundo divulgação do Banco Central nesta sexta-feira (27). No ano, a taxa registrada foi de 5,5%, ante 4,5% em 2010.
Produção industrial cai 0,6% em outubro, aponta IBGE
A produção industrial brasileira caiu 0,6% de setembro para outubro na taxa livre de influências sazonais, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística) divulgada nesta sexta-feira. Em setembro, o indicador havia caído 1,9%.
Abbas diz que pedirá à ONU reconhecimento do Estado palestino
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse nesta sexta-feira em coletiva de imprensa em Ramallah, na Cisjordânia, que pedirá ao Conselho de Segurança da ONU o reconhecimento do Estado palestino com fronteiras anteriores à guerra de 1967.