Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/06/2012 às 08:57:33
Citi espera recuperação dos mercados de ações no segundo semestre de 2012
O mercado de ações brasileiro reflete o mau momento que a economia vem vivendo, em meio à preocupação com a grande possibilidade de saída da Grécia da Zona do Euro, à fraqueza na economia chinesa e à queda do preço das commodities, avalia a equipe de análise da Citi Corretora. Entretanto, para os analistas, esse mau momento pode significar oportunidade para os investidores.
Com isso, avaliam os analistas, os valuations das empresas brasileiras são comparáveis ao pior momento da recessão, no final de 2008. Assim, acreditam, a não ser que um cenário catastrófico se desenhe nos próximos períodos - o que ocorreria com uma probabilidade de 20%, este pode ser um momento bastante positivo para acumular posições em ações.
Cenário global ruim
Os analistas ressaltam ainda que a onda de otimismo com o crescimento da economia dos EUA no início do ano deu lugar a um ambiente em que as taxas de desemprego continuam altas, além da preocupação com a situação fiscal do país. Ademais, as projeções para o crescimento do PIB na América Latina foram, em sua maioria, revistas para baixo.
Nesse cenário, o Brasil não é exceção, já que vê a sua produção industrial em queda e a manutenção das taxas de alavancagem do consumidor. Os analistas avaliam ainda a maior intervenção dos governos do Brasil e da Argentina na economia como preocupantes para os investidores - apesar de considerarem esse receio exagerado, principalmente no caso brasileiro.
A Citi Corretora destaca ainda que a fraqueza econômica da China durou mais do que o previsto, sendo que as autoridades econômicas demoraram para realizar uma política de flebilização monetária mais agressiva. Soma-se a isso a falta de resolução para a crise da Zona do Euro. Eles estimam que a Grécia saia do bloco de moeda única com uma probabilidade de 50% a 75% nos próximos 12 a 18 meses - mesmo com a vitória do partido Nova Democracia nas últimas eleições.
Fonte: Infomoney