Publicado por Redação em Dental - 06/09/2011 às 15:52:00
CFO define normas para uso de Toxina Botulínica na Odontologia
Em 05 de setembro, o Conselho Federal de Odontologia publicou no Diário Oficial da União a resolução nº CFO-112/011 que proíbe o uso da Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico por Cirurgiões-Dentistas para a realização de operações estéticas.
Os Cirurgiões-Dentistas só podem usar a Toxina Botulínica em procedimentos estritamente odontológicos, mas em nenhum que seja para fazer melhoras estéticas.
A Resolução considera que a região perioral só deve ser tratada pelo Cirurgião-Dentista em caso de prejuízo de função, não sendo estabelecida nenhuma previsão legal para procedimentos estéticos em áreas internas do sistema tegumentar.Também considera que o preenchimento facial para correção estética se dá na derme e, portanto, área que não é definida como a de atuação do Cirurgião-Dentista.
O artigo 1º da Resolução afirma que vai “proibir ouso do Ácido Hialurônico em procedimentos odontológicos até que se tenha melhores comprovações científicas e reconhecimento da sua utilização na área odontológica". O artigo 2° deixa claro que o CFO proíbe o uso da Toxina Botulínica para fins exclusivamente estéticos e permite apenas para uso terapêutico em procedimentos odontológicos.
Mais informações no site http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/ato-normativo/?id=1585
Fonte www.apcd.org.br | 06.09.11