Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/04/2011 às 08:54:57

Cautela do consumidor reduz otimismo de empresários na Páscoa

SÃO PAULO - Para esta Páscoa, os empresários do comércio estão menos otimistas em relação ao faturamento, na comparação com igual data de 2010. As baixas projeções dos executivos podem ser traduzidas pela cautela do consumidor em gastar no período.

Em 2011, 49% dos entrevistados esperam aumentar seu faturamento na Páscoa, 33% repetir o crescimento de 2010 e 18% preveem redução, segundo a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial, divulgada nesta quinta-feira (7).

Na Páscoa do ano passado, a expectativa sobre a elevação do faturamento foi recorde, quando 58% estimavam elevação do faturamento. O ano de 2011 apresenta a terceira melhor expectativa para as vendas da Páscoa da pesquisa, iniciada em 2006.

Análise por porte
Na análise por porte, 78% dos grandes empresários do varejo acreditam em crescimento de seu faturamento. Nessa direção, nas médias empresas são 60% dos respondentes e nas pequenas 46%.

No ano passado, as empresas de grande porte também eram as mais otimistas, com 88% projetando alta no faturamento. O otimismo foi um pouco menor entre as médias e as pequenas empresas, com 68% e 55%, respectivamente.

Regiões
Os varejistas do Centro-Oeste são os mais otimistas, já que 62% deles esperam aumentar seu faturamento na comparação com a Páscoa de 2010. No Norte são 54% dos empresários do varejo na mesma condição, no Sudeste 53%, no Sul 45% e no Nordeste 41%.

Segundo a instituição, tudo leva a crer que as expectativas dos varejistas são de que a maior parte dos consumidores demandem produtos mais baratos e outros compradores, novamente, recorrerão ao parcelamento.

Sobre a pesquisa
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para a Páscoa 2011 entrevistou 886 principais executivos do varejo, em todo o território nacional, de 14 a 22 de março de 2011.

Fonte: web.infomoney.com.br | 07.04.11


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pela 1ª vez no ano, mercado eleva previsão do PIB

Pela primeira vez no ano, os analistas do mercado financeiro preveem uma melhora no desempenho da economia brasileira para 2013. Ainda que tímida, a previsão de alta no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, aumentou de 3% para 3,01%.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa esboça nova tentativa de recuperação e abre em alta

Apesar da falta de suporte do mercado externo, a bolsa brasileira ensaia um nova tentativa de recuperação no pregão desta quarta-feira (5) - dia que antecede a tão aguardada reunião do BCE (Banco Central Europeu).

Notícias Gerais, por Redação

Governo estuda criar incentivos para mercado de capitais, diz jornal

Depois de reduzir a taxa básica de juros a um nível histórico, o Governo prepara agora a regulamentação de novos produtos financeiros para incentivar o mercado de capitais, segundo publicação no jornal Valor Econômico desta terça-feira (4)

Notícias Gerais, por Redação

Mercado eleva projeções para índices de inflação

Os agentes de mercado consultados elevaram a expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2012, passando de 5,06% para 5,08%, segundo o Boletim Focus, divulgado pelo BC.

Notícias Gerais, por Redação

Governo vai cumprir meta fiscal, diz Nelson Barbosa

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse ontem que o governo vai cumprir a meta fiscal deste ano, uma economia de 3,1% do PIB.

Deixe seu Comentário:

=